Sport

SPORT

Vanderlei Luxemburgo chega ao Recife e tem reunião para confirmar acordo com o Sport

Treinador desembarca neste sábado na capital pernambucana para os últimos acertos com a diretoria e deve confirmar sua primeira passagem no Nordeste

postado em 27/05/2017 17:06 / atualizado em 27/05/2017 17:18

Divulgação
O Sport está muito próximo de definir um novo projeto para o restante da temporada. E ele atende pelo nome de Vanderlei Luxemburgo. O treinador chega neste sábado ao Recife para participar de uma reunião com a diretoria rubro-negra. Últimos detalhes para assinar contrato com o clube para a sua primeira passagem pelo Nordeste. O comandante tem como missão conduzir a equipe em quatro competições. Em uma delas, no dia 18 de junho, já terá a chance de ser campeão ao enfrentar o Salgueiro na final do Campeonato Pernambucano. Antes, neste domingo, assistirá ao jogo do clube diante do Grêmio, na Ilha do Retiro pelo Brasileiro da Série A. A condução do time, nesse confronto, fica a cargo do interino Daniel Paulista.

A negociação com Vanderlei Luxemburgo se iniciou um dia após a derrota do Sport na final da Copa do Nordeste para o Bahia e da demissão do técnico Ney Franco. O vice-presidente de futebol Gustavo Dubeux, o diretor Rodrigo Barros e o executivo de futebol Alexandre Faria se encontraram com o comandante e seu representante Fabiano  Pereira, em São Paulo.

A primeira conversa tratou da avaliação do elenco, prospecção de reforços e de metas com relação ao futebol rubro-negro. As duas partes saíram confiantes da conversa. Já na sexta-feira, o tema evoluiu e chegou a um consenso.

Histórico e volta ao trabalho

Com o acerto, Luxemburgo volta a trabalhar no futebol brasileiro após dois anos. Sua última passagem em clube nacional foi pelo Cruzeiro, em 2015. Na Raposa, conquistou menos de 36,8% dos pontos disputados em um reflexo dos trabalhos de insucesso que acumulou nos últimos anos da carreira. Seu último time foi Tianjin Songjiang, da segunda divisão chinesa.

No oriente, os maus resultados continuaram acompanhando o técnico brasileiro. Após apenas três meses de trabalho, o treinador foi demitido pela diretoria do clube. Saiu na oitava posição da tabela, longe do acesso à primeira divisão. Ao fim da temporada, sob o comando de Fabio Cannavaro, o Tianjin sagrou-se campeão da Série B chinesa.

Apesar dos insucessos recentes, Luxemburgo chega ao Sport credenciado pelo seu currículo de peso e declarações recentes com elogios ao Leão. O treinador é dono de cinco títulos do Campeonato Brasileiro, sendo detentor de um recorde nacional. Também acumula conquistas com a seleção brasileira (Copa América de 1998) e por Santos, Palmeiras, Corinthians, Cruzeiro, Atlético-MG e Flamengo, onde levantou sua última taça, o Estadual de 2011. Ainda tem uma passagem mal sucedida no Real Madrid, em 2005.