Sport

CAMPEONATO PERNAMBUCANO

Salgueiro e Sport se reencontram após 52 dias para decidir o campeão pernambucano

Pela primeira vez na história, decisão acontecerá em um estádio no interior

postado em 28/06/2017 08:40 / atualizado em 28/06/2017 08:53

Peu Ricardo/DP
Não se fala em outra coisa em Salgueiro. A inédita decisão do Estadual é assunto em cada recanto da cidade. Mesmo que a população se vista ainda timidamente com o vermelho, branco e verde do Carcará, ela entende que esta quarta-feira será um dia histórico para o pequeno município sertanejo. Afinal, às 21h45, o Tricolor do Sertão e o Sport farão a primeira decisão do campeonato no interior de Pernambuco. Apesar de tantos contratempos para a realização da finalíssima, Salgueiro mostra que a partida desta noite pode ainda ser a mais importante para os seus mais de 60 mil habitantes.

A empolgação dos salgueirenses é notória. Mistura-se, entretanto, com um certo receio deles, constatado pela reportagem do Superesportes em entrevistas pela cidade. A campanha pífia do time na Série C do Brasileiro - competição na qual é lanterna do seu grupo - freia o sentimento de otimismo de parte dos torcedores do Tricolor do Sertão. Os sucessivos adiamentos desta decisão, separado por 52 dias da primeira final na Ilha do Retiro, também amoleceu a confiança da torcida do Carcará.

O experiente lateral direito Marcos Tamandaré acredita que o Salgueiro realmente sai atrás na disputa, apesar do 1 a 1 no duelo de ida. "O adiamento atrapalhou muito. Perdemos nesse hiato o nosso principal jogador (Valdeir, negociado para o futebol português), estamos mal na Série C e saímos muito prejudicados", diz o veterano, sem negar que há, sim, como equiparar forças com o Leão. "O Sport está jogando a Série A, nós estamos jogando a C. O Sport é muito favorito, mas a gente espera jogar de igual para igual e conquistar o título."

Entre as três cores do Salgueiro que pintam a cidade, existe também o contraste com o rubro-negro. Uma minoria dos cidadãos de Salgueiro se evadem da tradição de torcer pelo clube local e vestem o vermelho e preto sem remorso. Leoninos de cidades próximas e caravanas do Sport vindas de Recife também são aguardadas para acirrar o ambiente de rivalidade.

Pela primeira vez na cidade, o atacante rubro-negro André sentiu o clima de decisão em Salgueiro. Fez questão, porém, de tirar todo o favoritismo colocado no Sport para a partida. "Essa questão de série, de quem tem mais título, fica fora do campo. É tudo estatística. Na hora, zera tudo. São dois times iguais querendo vencer", opina.

Time do Sport

O Sport encerrou os preparativos para a final, ontem, com um "reconhecimento" do gramado do Cornélio de Barros. Sem Luxemburgo esboçar nada da escalação, o time fez um recreativo e treinou pênaltis. A expetativa na montagem da equipe fica por conta, principalmente, do retorno de Durval, poupado na última rodada da Série A, contra o Santos, na Vila Belmiro. 

Time do Salgueiro

O treinador Evandro Guimarães afirmou que só tem duas dúvidas na equipe. Na lateral direita, não se sabe ainda se Marcos Tamandaré ou Diego Aragão inicia jogando. Na armação, Dadá e Gustavo lutam pela vaga. O resto do Salgueiro será o mesmo que perdeu de 1 a 0 do Sampaio Corrêa na rodada passada da Série C.

Ficha do jogo

Salgueiro
Mondragon; Diego Aragão (Marcos Tamandaré), Ranieri, Maurício e Paulo Vitor; Rodolfo Potiguar, Toty, Jaildo e Dadá (Gustavo); Álvaro e Jean Carlos. Técnico: Evandro Guimarães.

Sport

Magrão; Samuel Xavier, Ronaldo Alves, Henríquez (Durval) e Raul Prata; Rithely, Rodrigo, Everton Felipe e Diego Souza; Reinaldo Lenis e André. Técnico Vanderlei Luxemburgo.

Estádio: Cornélio de Barros (Salgueiro-PE). Horário: 21h45. Árbitro: Wilton Pereira Sampaio (Fifa-GO). Assistentes: Emerson Augusto de Carvalho (Fifa-SP) e (Fifa-SP). Árbitro de vídeo: Péricles Bassols.