MMA

UFC 187

Após três adiamentos, Chris Weidman e Vitor Belfort se enfrentam neste sábado pelo cinturão

Além da esperada luta, Anthony Johnson e Daniel Cormier decidem título pesado

William Lucas/Inovafoto
Se tudo der certo, Chris Weidman colocará seu cinturão dos médios do UFC em jogo contra Vitor Belfort na noite deste sábado, no evento de número 187 da organização, com início marcado para as 19h (horário de Brasília). Até que se veja os dois lutadores em cima do octógono, é preciso ter cuidado: a luta já foi adiada três vezes. Entre adaptação nas regras e lesões, o brasileiro esperou pacientemente e se preparou para aquele que pode ser seu último grande momento na carreira de lutador. E a tão esperada luta nem é a principal da noite - Anthony Johnson e Daniel Cormier disputam o cinturão deixado por Jon Jones nos meio-pesados.

A primeira data do confronto foi 24 de maio de 2014, há um ano. Os lutadores chegaram a assinar contrato e participar de eventos de divulgação, mas uma nova diretriz da Comissão Atlética de Nevada (que regula eventos de artes marciais em Las Vegas) obrigou o cancelamento da luta. O tratamento de reposição de testosterona (TRT), praticado por Belfort, foi proibido. Lyoto Machida o substituiu e a luta - vencida por Weidman - foi em 5 de julho. Após se readaptar às lutas, o brasileiro teria uma nova chance em 6 de dezembro. Desta vez, porém, Weidman lesionou a mão e o duelo foi transferido para 28 de fevereiro - este também não aconteceu, por nova lesão do americano, agora na costela. Poucas horas os separam - para alívio de Belfort.

Veterano, o Fenômeno já soma 38 anos e a espera pelo title shot não o favoreceu. Sem a reposição hormonal e a idade avançada, ele corria contra o tempo por uma chance de título. Ele está no UFC desde os 19, já conquistou dois cinturões (um entre os pesados, na época em que os títulos eram dados por evento, e um nos meio-pesados, já nos moldes atuais) e busca seu terceiro. Mas não teve vida fácil - sofreu derrotas dentro e fora dos ringues. O sequestro nunca solucionado de sua irmã e problemas com doping marcaram sua trajetória, mas também lhe trouxeram mais maturidade.

Depois de altos e baixos, Vitor procura se despedir do MMA em alta: já lutou por títulos contra Anderson Silva e Jon Jones, mas foi nocauteado e finalizado, respectivamente. Não fala tanto sobre a possibilidade de defender o cinturão por um longo tempo, fazer uma boa série de votórias - sabe que sua carreira deve chegar ao fim em breve, já são mais de 18 anos na modalidade. A luta de hoje é o ponto chave, a maior ambição do Fenômeno nos últimos anos - provavelmente, sua última grande chance.

O outro cinturão
O UFC preparou um grande evento para este 23 de maio. Boas lutas e duas defesas de cinturão - uma, do mais esperado duelo por título, entre Belfort e Weidman; a outra envolveria o maior campeão da organização, mas não deu. Jon Jones perdeu o cinturão por indisciplina e está afastado do octógono - mas o combate entre Anthony Johnson e Daniel Cormier também promete. Desde que retornou ao Ultimate em 2014, Rumble vive grande momento, vencendo três grandes oponentes (Phil Davis, Rogério Minotouro e Alexander Gustaffson) em sequência. Até janeiro, DC tinha 15 vitórias em 15 lutas - seu único revés foi para o ex-campeão Bones, na última defesa antes de sua suspensão.

Chris "The All-American" Weidman
12-0-0
Mineola, Nova Iorque, EUA
30 anos
1,87 m
84 kg
Atual campeão e invicto na organização, superou a lenda Anderson Silva duas vezes

Vitor “The Phenom” Belfort
24-10-0
Rio de Janeiro, Brasil
38 anos
1,82 m
84 kg
Ex-campeão dos pesados e meio pesados; das últimas 12 lutas, só perdeu duas, contra Silva e Jones

As outras datas da luta
UFC 173: 24 de maio de 2014 (cancelada pela proibição do TRT)
UFC 181: 6 de dezembro de 2014 (cancelada por lesão de Weidman na mão)
UFC 184: 28 de fevereiro de 2015 (cancelada por lesão de Weidman na costela)

UFC 187
Sábado, 23 de maio de 2015
Las Vegas, Nevada, Estados Unidos
19h (de Brasília)

Card principal
Daniel Cormier  x Anthony Johnson (meio-pesado)
Chris Weidman x Vitor Belfort (médio)
Donald Cerrone x John Makdessi (leve)
Travis Browne x Andrei Arlovski (pesado)
Joseph Benavidez x John Moraga (mosca)

Card preliminar
John Dodson x Zach Makovsky (mosca)
Josh Burkman x Dong Hyun Kim (meio-médio)
Uriah Hall x Rafael Sapo (médio)
Rose Namajunas x Nina Ansaroff (palha)
Mike Pyle x Colby Covington (meio-médio)
Leo Kuntz x Islam Makhachev (leve)
Josh Sampo x Justin Scoggins (mosca)