Basquete

LBF

Uninassau/América encerra primeiro turno da LBF com vitória e placar de três digítos

As alviverdes encerraram o primeiro turno da competição como únicas invictas

postado em 26/01/2015 22:09 / atualizado em 26/01/2015 22:18

Carolina Fonsêca /Especial para o Diario

Robson Neves/Divulgação
O Uninassau/América fechou o primeiro turno da Liga de Basquete Feminino com vitória, placar centenário e 100% de aproveitamento no torneio. A vitória por 112 a 54, contra a equipe do Brasília, foi o primeiro placar com três dígitos da equipe no campeonato e teve parciais de 30 a 19, 30 a 10, 24 a 12 e 28 a 13. As alviverdes continuam ocupando a liderança da competição com 18 pontos, três a mais que Americana, segundas colocadas.

O jogo começou com o América saindo na frente, com uma cesta da pivô Érika. O Brasília ainda conseguiu encostar no placar nos primeiros minutos de jogo, segurando um empate. Não por muito tempo.O primeiro quarto terminou com larga diferença no placar para as donas da casa, 30 a 19.

A baixa estatura das adversárias foi mais um ponto a favor do América. Uma das poucas jogadoras que brigava "de igual para igual" contra as alviverdes era a pivô Fran, ex-Sport, velha conhecida do elenco do Mequinha. Mas o conhecimento de Fran sobre as adversárias e a boa atuação dela não conseguiram parar o ataque alviverde. No segundo quarto, enquanto o Uninassau marcou mais 30 pontos, a equipe do Brasília fez apenas 10.

No terceiro período, o América chegava ainda mais perto do primeiro placar centenário no torneio. Com o ritmo que a pontuação crescia, ficava claro que alcançaria um número inédito. Na metade do ultimo quarto, a ala Tiffany Hayes marcou e levou o placar aos três dígitos.

Fazer placares elásticos nos jogos é importante para os time porque aumenta o average e o saldo de pontos, que são critérios de desempate. O  returno da Liga começa no próximo sábado e o Mequinha enfrentará o Brasília novamente, em Brasília, às 10h (horário do Recife). O jogo em Brasília, teoricamente, seria um jogo mais fácil. Mas a sequência do Campeonato muda a história desta partida.

 

O treinador do Mequinha Roberto Dornelas já adiantou que vai poupr jogadoras.
 “Em seguida jogamos com o Maranhão, então vamos precisar poupar algumas meninas porque jogar contra o Maranhão na casa delas é mais difícil. O placar que fizemos no jogo contra o Maranhão aqui não diz quem é a equipe delas. Lá vai ser muito mais difícil”, explicou o treinador.

Cestinhas:
Uninassau/América: Adrianinha, 23 pontos.
Brasília: Cacá, 17 pontos.


Rebotes:
Uninassau/América: Sandora, 11.
Brasília: Fran, 6.