Basquete

BASQUETE

Uninassau/América enfrenta Americana e pode se tornar campeão da LBF neste sábado

Equipe pernambucana venceu o primeiro jogo da série disputado no Recife

postado em 24/04/2015 19:45 / atualizado em 24/04/2015 20:22

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Robson Neves/Divulgação
Aos 23 anos, a paulista Tainá vive a expectativa de poder conquistar seu primeiro título da Liga de Basquete Feminino (LBF). Antes de vir para o Uninassau/América, o máximo que ela havia chegado na competição era na semifinal. Agora, se vê em meio à disputa de uma decisão, contra um adversário complicado como o ADCF Unimed/ Americana. Após largar com vitória em casa, a equipe pernambucana joga no ginásio Centro Cívico, no interior paulista, às 10h, com a possibilidade de sair com o título, em caso de novo triunfo - se perder, será realizada mais uma partida, no mesmo local.

Tainá não estava no grupo que, defendendo o Sport, chegou à final da LBF no ano passado - e acabou derrotada pelo próprio time de Americana. Ela é um dos poucos reforços contratados para elenco, que passou a vestir as cores verde e branca e do América. É, também, uma das mais jovens e, por isso, se apega à experiência das demais para aprender um pouco e segurar a ansiedade nesse momento. “Estou ansiosa. Quero definir isso logo. A vontade é vencer esse jogo e ser campeã já”, afirmou a atleta.

A armadora Adrianinha está acostumada a finais. Seu único título, porém, foi com o Sport, na temporada 2012/13. “Saí muito cedo do Brasil, com apenas 21 anos e fiquei muito tempo lá fora”. explicou a jogadora, que é o pilar de sustentação da equipe do Uninassau/América. É a líder dentro e fora de quadra. Fonte de inspiração para atletas como Tainá. “Se tem um ponto que eu cresci esse ano, foi na liderança. Aprendi muito, principalmente, com a Adrianinha”, contou ela.

O desafio do América diante do Americana será grande hoje. E se a presença das duas equipes na decisão era algo esperado, o resultado final é imprevisível. Ano passado, a vantagem de fazer os dois jogos finais em casa era das pernambucanas. Esse ano, por ter a melhor campanha, esse diferencial é das paulistas. Por sinal, a equipe está invicta em casa na competição. “Nós sabemos que, agora, é tudo ou nada para elas. Então, vamos buscar errar o mínimo possível e vencer para ficar logo com esse título”, comentou Adrianinha.

DIFERENTE
Na LBF do ano passado, com as cores do Sport, esse grupo acabou sendo surpreendido em casa, deixando o título escapar para Americana. Grande parte do elenco migrou para o América com Roberto Dornelas e promete que a história será diferente este ano. O que mudou? Na visão da ala Izabela, o grupo de hoje está mais fehcado. "Mantivemos o nosso círculo fechado. Acho que esse é o nosso diferencial. Está todo mundo falando a mesma língua", ressaltou.

MUDANÇAS
A essa altura do campeonato é difícil trazer alguma surpresa. Mesmo assim, o técnico Roberto Dornelas promete fazer "ajustes" e "pequenas mudanças" para o jogo deste sábado. "Vou fazer algumas coisas diferentes, focadas principalmente na defesa", afirmou o treinador, que quer uma equipe segura em quadra. "Vamos investir na bola boa, que é aquela que você arremessa com equilíbrio", completou.