Basquete

BASQUETE

América perde em Americana-SP e decisão da LBF fica para a segunda-feira

A equipe pernambucana foi derrotada por 78 a 73 pelo Americana-SP

postado em 25/04/2015 12:00 / atualizado em 25/04/2015 12:47

Thaís Lima /Especial para o Diario

LBF/Divulgação
A decisão da Liga de Basquete Feminino (LBF) vai ficar para a próxima segunda-feira. A equipe do Uninassau/ América, estreante na competição, venceu o primeiro jogo da final da LBF, contra o ADCF Unimed/Americana, e teve a chance de conquistar o seu primeiro título da liga neste sábado. Mas, com a vitória das paulistas por 78 a 73 no segundo jogo, haverá a necessidade do jogo de desempate. A partida será realizada às 18h30, do dia 27, no ginásio do centro cívico de Americana.

 

Após o jogo, o técnico do América, Roberto Dornelas, falou das dificuldades do time pernambucano na partida. A apatia do setor ofensivo e as brechas na defesa foram destacados pelo treinador alviverde. "Elas tiveram muito mais bolas de ataque do que a gente. Não conseguimos  fazer com que a produção da pivô anulasse as jogadas delas como a gente conseguiu no Recife. Mas estamos no jogo. É um jogo de detalhe e a gente tentou até o final, até os últimos segundos", afirmou Dornelas.

O jogo

O primeiro quarto foi muito bem administrado pelas donas da casa. O América encontrou dificuldade para sair jogando e viu o Americana abrir dez pontos de vantagem logo no início do jogo. Os erros do setor defensivo do time alviverde e a apatia no primeiro período da partida justificaram o placar de 25 a 16.

No segundo quarto, os erros do primeiro período persistiram. Mas o time do técnico Roberto Dornelas soube aproveitar as faltas cometidas pelo Americana (foram seis faltas cometidas na primeira etapa do jogo) para diminuir a diferença no placar. Neste período, o Mequinha pontuou mais do que as donas da casa, foram 18 pontos das pernambucanas contra 13 das paulistas, diminuindo a vantagem da equipe do técnico Antônio Carlos Vendramini, que chegou a ficar 12 pontos na frente nesta etapa do jogo.

Depois da melhora no segundo quarto, o América cresceu no terceiro período da partida. O Mequinha conseguiu virar o jogo e fechou o quarto vencendo por 20 a 15. Destaque para as norte-americanas Tamera e Tiffany, as maiores pontuadoras do América na partida. Tiffany, inclusive, foi a cestinha do jogo, com 25 pontos. Pelo Americana, Adriadna se destacou na partida, marcando 17 pontos. Clarissa também esteve muito bem em quadra, com 14 rebotes e 18 pontos.

 

Com o jogo disputado ponto a ponto, a decisão ficou mesmo para o último quarto da partida. O América começou pressionou as paulistas, mas não conseguiu se manter na frente no placar e perdeu o último período por 25 a 19, levando a decisão para a próxima segunda-feira, no interior paulista.