CLASSIFICADO

Em mais uma partida tensa, Brasil vence Colômbia e está nas semifinais da Copa

Seleção Brasileira enfrentará a Alemanha na próxima terça-feira em Belo Horizonte

postado em 04/07/2014 18:55 / atualizado em 04/07/2014 20:54

Jefferson Bernardes/VIPCOMM

Celso Ishigami

Enviado especial

 

Fortaleza - Passar pela Colômbia nas quartas de final pode até não ser considerado um feito memorável para a seleção mais vencedora do planeta. O jogo desta sexta, todavia, certamente merece um capítulo na história da trajetória do Brasil em sua Copa do Mundo. Não por conta do desempenho propriamente dito, mas pela resposta do time e da torcida à desconfiança depositada gerada desde o jogo com o Chile. Também pela redenção de Thiago Silva, símbolo do episódio do desequilíbrio emocional do grupo. Quis o destino que o caminho da vitória pro 2 a 1 fosse aberto pelo capitão. Mas ainda não há motivo para celebração e os brasileiros sabem disso.

De volta a uma semifinal do Mundial depois de duas edições, o próximo compromisso da Canarinha é com a Alemanha, um dos times mais temidos da competição. A partida será disputada na terça-feira, às 17h, no Mineirão.

Fabrizio Bensch - Pool/Getty Images

Envolvidos pela magnífica atmosfera criada pelos torcedores que lotaram a arquibancada do Castelão, os brasileiros entraram no jogo com uma postura diferente. Além disso, as mudanças realizadas por Felipão surtiram o efeito esperado. Ainda que Luiz Gustavo seja um dos jogadores mais regulares do time até aqui, com Paulinho e Fernandinho o time melhorou sensivelmente sua saída de bola. Além disso, o apoio dos laterais cresceu a partir da escolha por Maicon na vaga que vinha sendo ocupada por Daniel Alves.

Com tudo isso, o Brasil se sentia plenamente à vontade dentro de campo. E não tardou para a superioridade que se via entre as quatro linhas fosse traduzida em vantagem no placar. Em boa cobrança de escanteio, Neymar encontrou Thiago Silva no segundo pau, enquanto a zaga colombiana se preocupava com Fred. O capitão tomou a frente de seu marcador e empurrou a bola para dentro. Era a redenção do atleta que simbolizou o famigerado desequilíbrio emocional que pautou a imprensa desde o encontro com o Chile.

Fifa.com / Laurence Griffiths/Getty Images


Entretanto, a apresentação do Brasil esteve longe da impecabilidade. Apesar de ter mais posse de bola, a Seleção não conseguia trabalhar bem os passes na intermediária ofensiva. Mas, não faltavam alternativas. E foi dos pés de outro símbolo do time que o Brasil ampliou sua vantagem. De muito longe, David Luiz acertou o ângulo esquerdo de Ospina numa cobrança de falta. A tranquilidade, porém, passou longe do Castelão. Aproveitando a queda de rendimento dos brasileiros, a Colômbia diminuiu para 2 a 1, com James Rodriguez vencendo Júlio César em cobrança de pênalti. A partida ficaria ainda mais tensa em sua reta final, quando Neymar precisou ser substituído depois de tomar uma joelhada violenta das costas. Com Henrique no lugar do camisa 10, a Seleção suportou a pressão que a Cafetera imprimiu no fim da partida e garantiu a classificação.



Brasil 2
Julio Cesar; Maicon, Thiago Silva, David Luiz e Marcelo; Fernandinho, Paulinho (Hernanes aos 40' do 2º T), Hulk(Ramires aos 37’ do 2º T), Oscar e Neymar (Henrique, aos 42' do 2º T); Fred. Técnico: Luiz Felipe Scolari

Colômbia 1
Ospina; Zúñiga, Zapata, Yepes e Armero; Guarin, Sánchez, Cuadrado(Quintero aos 35’ do 2º T) e Ibarbo ( Adrian Ramos no intervalo); James Rodríguez e Téo Gutiérrez(Bacca aos 24’ do 2º T). Técnico: José Pékerman

Local: Arena Castelão, em Fortaleza.
Árbitro: Carlos Velasco (ESP)
Auxiliares: Roberto Fernández (ESP) e Juan Yuste (ESP).
Gols: Thiago Silva (7’ do 1º T), David Luiz (24’ do 2º T) BRA; James Rodríguez (34’ do 2º T) COL.
Cartões amarelos: Thiago Silva e Julio Cesar (BRA) ; James Rodríguez e Mario Yepes (COL)
Público: 60.342

{'id_site': 1, 'imagem_destaque': 'ns1/app/foto_139542822924/2014/07/04/390/20140704173835755038i.JPG', 'id_content': 2815023L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/1,1120/2014/07/04/interna-galeria,390/imagens-de-brasil-x-colombia.shtml', 'titulo_destaque': 'Brasil x Col\xf4mbia no Castel\xe3o', 'id_pk': 390L, 'id_conteudo': 2815023L, 'id_aplicativo': 43, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Imagens de Brasil x Col\xf4mbia', 'id_treeapp': 1120, 'descricao_destaque': 'Imagens do duelo pelas quartas de final da Copa do Mundo', 'schema': 'foto_139542822924'}