Mais Esportes

HABILITAÇÃO

Velejadores são aprovados no teste para Capitão Amador aplicado pela Marinha do Brasil

Prova foi feita no Cabanga Iate Clube de Pernambuco para 37 candidatos

postado em 19/08/2014 20:40 / atualizado em 19/08/2014 21:25

Maria Eugênia Nunes /Diario de Pernambuco

Maria Eugênia Nunes/DP/D.A Press
Aqueles que um dia passaram pelos testes para obter a carteira de habilitação ou os que ainda estão passando, sabem o quanto é desgastante chegar até a etapa final. A expectativa, a ansiedade e aquele friozinho na barriga também estiveram presentes entre os velejadores que fizeram o exame para alcançar a categoria Capitão Amador, nesta terça-feira, no Cabanga.

A aprovação no teste é exigência da Marinha para quem vai comandar qualquer tipo de embarcação que se afaste da costa em navegações oceânicas - Pré-requisito para quem vai estar no comando de qualquer categoria na 26ª Refeno, que acontecerá no dia 27 de setembro.

Entre os 37 velejadores, que participaram do teste teórico aplicado pela Marinha do Brasil, um grupo de estudos formado por cinco amantes do mar se destacou: Marcelo Soares, Carlos Alberto Soares, Rafael Chiara, Paulo Carvalho e Gesio Lira. Eles abriram mão do tempo livre para pegar pesado nos livros. “Um ajudou o outro, mas o tira-dúvida mesmo foi o Marcelo. O lanche era lá em casa”, brincou Gesio, que já tinha até boné de capitão pronto para estrear.

E o resultado foi positivo. Quatro deles receberam o título de Capitão Amador e estão aptos para tomar à frente das suas embarcações.  A prova foi composta por 40 questões e dividida por tema. Entre eles, navegação astronômica, eletrônica, estabilidade, comunicações, sobrevivência no mar e meteorologia. Ao todo foram 20 aprovações.

Novidades
Além da aprovação no teste extra que a Marinha abriu no calendário anual visando a Refeno, a regata terá mais uma exigência para as embarcações. Segundo o comodoro Marcos Medeiros, tudo está sendo acordado com a Marinha visando a segurança de todos. “Cada barco vai precisar ter também uma balsa de abandono. Queremos deixar as exigências da regata ainda maiores no decorrer dos anos”, pontuou.