Mais Esportes

JOGOS OLÍMPICOS DA JUVENTUDE

Time Brasil iguala quadro de medalhas da última edição dos Jogos Olímpicos da Juventude

No quarto dia de competições, o mesatenista Hugo Calderano entrou para a história

postado em 20/08/2014 18:00 / atualizado em 20/08/2014 23:28

Carolina Fonsêca /Especial para o Diario

Wander Roberto/Inovafoto/COB/Divulgação
Os Jogos Olímpicos da Juventude, que acontecem em Nanquim na China, estão em seu quarto dia de competições e o Time Brasil já conseguiu igualar a quantidade de medalhas conquistadas ao resultado que obteve em Cingapura 2010. As competições vão até o dia 27 deste mês e os brasileiros ainda terão oportunidades de aumentar este número. Nesta quarta-feira, as conquistas vieram no Tênis de Mesa, Hipismo, Natação e na Ginástica

A edição de Cingapura, em 2010, foi a primeira dos Jogos Olímpicos da Juventude. Na ocasião os brasileiros conquistaram sete medalhas no total (três ouros, três pratas e um bronze). Este ano são dois ouros, quatro pratas e um bronze, até então. As medalhas de ouro vieram  no Judô, com Layana Colman na categoria até 52kg e no Tae Kwon Do na categoria até 63kg com Edival Marques. No revezamento 4x100m livre misto da natação, na ginástica com Flávia Saraiva, nos 50m livre da natação com Matheus Santana e no Hipismo  no salto por equipe continental com a amazona Bianca Rodrigues, o Brasil conquistou medalhas de prata. O bronze veio no tenis de mesa com Hugo Calderano, no torneio de simples.

Calderano é carioca e tem 18 anos. Ele entrou para a história do tênis de mesa ao se tornar o primeiro brasileiro da modalidade a alcançar um pódio em competição olímpica. Hugo derrotou Heng-Wei Yang, de Taipei, por 4 sets a 2 (11/9, 11/8, 11/9, 9/11, 9/11 e 12/10). O mesatenista passou os último três anos se preparando para chegar aos Jogos em condições de conquistar medalha. Após os Jogos Mundiais da Juventude o brasileiro passará a treinar na Alemanha. Atualmente ele é o quinto colocado no ranking mundial Sub-18.