Mais Esportes

REMO

Náutico e Sport disputam a quarta etapa do Campeonato Pernambucano de Remo neste domingo

Com 11 provas inscritas na programação, largada será dada às 9h30

postado em 22/08/2014 17:18 / atualizado em 22/08/2014 20:48

Maria Eugênia Nunes /Diario de Pernambuco

Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press
Em disputa acirrada pela quarta etapa do Campeonato Pernambucano, Náutico e Sport remam em busca de pontos dobrados. Embora esteja vivendo um momento conturbado nos bastidores, a equipe alvirrubra, líder, com 99 pontos, quer crescer ainda mais na competição. Com 81, o Leão se mantém equilibrado para virar o jogo. Neste domingo, às 9h30, os remadores largam nas imediações do Iate Brasília Teimosa, com chegada no Marco Zero,  com o Quatro Sem(4-) masculino - primeira das 11 provas inscritas na programação do Estadual.

Tradicional no esporte, o Clube Náutico Capibaribe, que vem de três vitórias nos últimos quatro anos sobre o rival, passa por mais uma fase difícil. Desta vez, não é apenas a falta de estrutura que está pesando. Para técnico José Olmiro, conhecido como Juca, alguns remadores vêm perdendo o interesse pelo esporte. “Com o adiamento da Copa Norte para novembro, o espaço sem competir ficou grande para conseguirmos segurar os atletas. Tivemos dificuldades até para montar um Oito Com(8+) para o Pernambucano”, disse. O comandante mostra ainda em números a queda que o clube sofreu. “Tínhamos cerca de 42 remadores, hoje temos apenas uns 17 à nível de competição”, completa.

E para quem passou um tempo distante, a esperança de um novo começo. Para a jovem Milena Natalia, de 17 anos, não é tarde para tentar mais uma vez. “Eu fui um desses que perdi a vontade de remar, mas agora estou de volta. Todo mundo quer deixar para a última hora. Eu também pensava assim. Agora é diferente. Quero recuperar o tempo perdido”, confessa. Milena entra na disputa do Four Skiff(4x) - modalidade em que cada um dos quatro remadores utilizam dois remos.
Edvaldo Rodrigues/DP/D.A Press


Para o rival, a realidade é diferente. O equilíbrio e a disciplina do treinador parecem contagiar a equipe rubro-negra que demonstra ainda ter motivação de sobra para remar. “ A gente faz tudo isso aqui com muito amor. Tem gente que mora longe e dorme no clube, gente que abre mão de muita coisa para estar aqui. Eu faço parte desse time”, declarou o veterano Dênio Brazilino, que vai entrar na disputa do Júnior A. O atleta tem praticamente “morado” na garagem do remo do Leão e divide o quarto com outros colegas do esporte como Ilgner Ferreira e Leonardo Aurelino. Eles treinam em média três horas por dia em dois períodos - 5h às 6h30 e 10h às 11h30.

A disputa vem sendo dura dentro da água, mas para eles, essa é a hora de mudar a ordem da tabela e levar a melhor na competição. “Mesmo estando um pouco atrás, os resultados da nossa equipe estão além das expectativas. Vamos usar os pontos dobrados ao nosso favor”, pontuou o técnico Bruno França.