Mais Esportes

TAEKWONDO

Motivados, atletas do Náutico embarcam para o Brasileiro de Taekwondo nesta quinta-feira

Experiente Habythy Azevedo e o estreante Tiago Leandro querem trazer ouro para PE

postado em 27/08/2014 20:45 / atualizado em 27/08/2014 20:37

Maria Eugênia Nunes /Diario de Pernambuco

Ivan Melo/ Esp. DP/D.A.
Confiança, experiência e força de vontade. Características marcantes da dupla alvirrubra que embarca para o Campeonato Brasileiro de Taekwondo, em Vitória, no Espírito Santo. Habythy Azevedo e Tiago Leandro, que ocupam a primeira posição no ranking nacional nas categorias -59k e -68kg, respectivamente, seguem em busca do lugar mais alto do pódio - o primeiro título nacional do Náutico na modalidade. A competição começa na próxima sexta-feira e vai até o dia 31 de agosto.

Para o taekista e fisioterapeuta Habythy, a conquista vai muito mais além dos resultados dentro do tatame. Com um histórico de superação no esporte, o atleta precisou passar praticamente um ano longe do taekwondo para se recuper de uma cirurgia para corrigir uma séria fratura na tíbia - mesmo tipo de lesão que afastou o lutador de MMA Anderson Silva das competições. “Ainda não estou 100%. Me sinto inseguro na execução de alguns golpes porque a perna que sofri a lesão é a que precisa me dar estabilidade. Tenho dado o máximo de mim e vou conseguir”, afirma. Habythy espera ainda aumentar o número de conquistas e manter a invencibilidade - desde que voltou às disputas, venceu as quatro competições das quais participou.

Tiago Leandro, que também foi atleta do Projeto Taekwondo Para Todos, em Paulista, vai para a sua primeira disputa nacional. Além dos treinos pesados comandados pelo técnico Eliel Azevedo, o atleta tem enxergado o crescimento da equipe que foi acolhida pelo Timbu. “ Quero trazer o ouro. Estamos treinando forteo. Estou fazendo o meu melhor”, afirma o pernambucano, que logo em seguida agradece o incentivo que tem recebido junto a equipe. “Nosso rendimento só vai aumentar daqui pra frente com a força que está sendo dada pelo Náutico. Diferente de antes, hoje temos atenção especial com fisioterapeuta, nutricionista, espaço para musculação, sauna e outras coisas”, completa.


Brasileiro Interclubes
Além do Brasileiro Adulto, o Náutico também estará bem representado no Campeonato Brasileiro Interclubes, que acontecerá entre os dias 18 e 21 de setembro. Para a atleta alvirrubra Adria Rayanne, uma competição de “acesso” - ela vai deixar a categoria -59kg para assumir uma nova posição no Sub-21.
Ivan Melo/ Esp. DP/D.A.