Mais Esportes

FUTEBOL AMERICANO

Futebol americano com tempero brasileiro

Kicker Rafael Gaglianone faz estreia na NCAA com transmissão para o Brasil

postado em 30/08/2014 16:33 / atualizado em 30/08/2014 18:29

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Brian Mason / UW Athletic Communcations
A NFL ainda não teve seu primeiro jogo oficial. Até o momento apenas partidas de pré-temporada. A abertura da liga profissional só ocorre na próxima quinta-feira, quando o Seattle Seahawks receberá o Green Bay Packers. Porém, a NCAA, liga universitária que é o celeiro dos craques da bola oval, já teve seu pontapé inicial e neste ano terá um toque brasileiro em uma das grandes universidades.

São 127 universidades na primeira divisão da NCAA e o brasileiro Rafael Gaglianone será o único brasileiro a jogar por alguma dessas escolas. Após ser escolhido o melhor kicker na das escolas secundárias do Tennessee, Gaglianone ganhou uma bolsa de estudos na universidade de Wisconsin e será o titular na temporada 2014. O fato da sua escola estar rankeada entre as 25 melhores do país já chama atenção por si só, mas o que ele provavelmente não esperava era que sua estreia seria transmitida para o Brasil.

Os Badgers, apelido dos times da universidade de Winsconsin, é o número 14 no ranking da NCAA e enfrentará a Universidade Estadual da Lousiana, ou simplesmente LSU, que é a atual número 13 na mesma lista. Se a transmissão para o Brasil (22h na ESPN+) não fosse o bastante, o local do jogo ajuda a aumentar a expectativa, já que a partida será em um estádio de NFL, mais exatamente no NRG Stadium, casa do Houston Texans.

Surpresa e pressão
Rafael Gaglianone não chegou no Wisconsin com o status de titular. Ele o obteve. Após dois anos em que os chutes não foram o ponto forte dos Badgers, o brasileiro recebeu a bolsa como uma aposta, que se mostrou ser o que o técnico Gary Andersen tanto procurava. Com uma força espetacular nas pernas e um pouco de ousadia, já que no primeiro dia de treinos do outono ele avisou ao técnico Andersen que não erraria seus cinco primeiros chutes (acertou todos), Rafael superou os concorrentes Jack Russell and Andrew Endicott.

O interesse de Rafael pelo futebol americano só surgiu após ele fazer um teste na sua High School. Sem o empenho desejado nos campos de futebol, o brasileiro aprendeu como chutar a bola de futebol americano e tornou-se uma das estrelas da Baylor School no Tennessee.

Universidade com estrela
A universidade de Wisconsin é uma da mais tradicionais no futebol americano e sempre aparece entre as 25 melhores dos Estados Unidos. Apesar de não ter conquistado títulos nacionais, os Badgers sempre aparecem em algum Bowl (finais) importante. Tanto sucesso fez com que vários dos seus jogadores fossem para a NFL. Russell Wilson, quarterback do Seattle Seahawks e atual campeão da NFL, J.J. Watt, defensive end do Houston Texans e jogador defensivo de 2012 da NFL, e Joe Thomas, ofensive tackle do Cleveland Browns, são alguns dos exemplos de jogadores de sucesso que passaram pela escola.
UW Athletic Communcations

Brasileiros jogando em universidades norte-americanas na temporada 2014

Wesley Jardim – (RB, Cuiabá Arsenal / Hastings College)
Igor Gavioli – (CB, Botafogo Reptiles / Nebraska Lutheran)
Matheus Jakimiu – (OL, Coritiba Crocodiles / University of Toronto)
Henrique Ribeiro (K, Tennessee-Chattanooga)
Ricardo Schultz (OL, Paraná HP/ Acadia University)
Lucas Helmlinger (QB, Brasil Devilz / Rabun Gap HS)
Daniel Toledo (QB, Botafogo Reptiles/ White River HS)
Pedro Cavallari (WR, RJ Islanders / Friends University)
Luis Constantino (WR, Cuiabá Arsenal / St Thomas More)
Gabriel Lopes (QB, Joinville Gladiators / Waldorf College)
Ruan Albuquerque (K, Riverside College)
Diogo Dietrich (K, Maritime College)