Mais Esportes

FUTEBOL AMERICANO

Cairo Santos faz história e será o primeiro brasileiro a jogar na NFL

Kicker do Kansas City Chiefs foi uma das grandes surpresas do fim de semana

postado em 30/08/2014 18:05 / atualizado em 30/08/2014 18:22

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Chiefs.com / Divulgação
A pré-temporada da NFL começou com dois atketas brasileiro brigando por vagas na NFL. Os kickers Cairo Santos (Kansas City Chiefs) e Maikon Bonani (Tennessee Titans) buscavam suas vagas em situações opostas. Bonani entrava como favorito para ser o responsável pelos chutes do Titans, já Cairo era apenas uma aposta do Chiefs para pressionar o titular, procedimento normal na liga. Contudo, neste sábado, último dia para que as equipes definam seus elencos e cortem os últimos jogadores, a situação se invertou. Bonani foi dispensado e o improvável aconteceu. Cairo Santos será o primeiro brasileiro a jogar na NFL de forma oficial.

Cairo Santos foi eleito o melhor kicker universitário na temporada 2012 após acertar os 21 field goals que tentou naquela temporada. O brasileiro foi escolha unânime na seleção daquele ano na NCAA e recebeu o prêmio Lou Groza para o melhor kicker universitário. A temporada 2013 não foi das melhores, mas o bastante para que Cairo fosse convidado para os treinamentos do Chiefs.

Chiefs.com / Divulgação
O brasileiro chegou como a maioria dos kickers em uma franquia que já tenha um titular absoluto. Ryan Succop já estava na equipe há cinco anos e dificilmente perderia a posição. Muitos sites já davam o corte de Cairo como certo, mas as horas foram passando, os times definindo seus elencos e nada do time de Kansas City. Minutos antes do limite da divulgação dos cortes, o nome de Succop estava na lista dos dispensados, o que confirmava o brasileiro como o titular para a temporada 2014.

Isto só aconteceu porque Cairo foi perfeito na pré-temproada. Foram três tentativas de field goal e mais cinco de extra points convertidos. Succop não fez diferente, também conseguiu os 100% de aproveitamento, mas os erros de outras temporadas podem ter custado a vaga ao veterano.

Faltou pouco para Bonani

O outro brasileiro que tinha grandes chances jogar na NFL era Maikon Bonani. Pelo segundo ano consecutivo o ex-kicker da universidade de South Florida foi convidado para treinar com o Tennessee Titans e desta vez não teria que competir com o veterano Rob Bironas pela vaga de titular. Desta vez ele era o experiente e teria um novato para pressioná-lo na disputa. Porém, o desempenho de Bonani foi aquém do esperado e o Titans ficou com o novato Travis Coons para a temporada 2014.