Mais Esportes

Refeno 2014

Barco Nativo capotou durante a Refeno, mas tripulantes estão salvos, em Natal/RN

Embarcação pernambucana perdeu um dos flutuadores, capotou e ainda perdeu bote salva-vidas. Os velejadores foram salvos por um barco russo

postado em 29/09/2014 14:35 / atualizado em 29/09/2014 17:43

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Antônio Henrique/Cabanga
O trimarã Nativo teve sérios problemos a caminho da Refeno 2014.  A 26 milhas de Natal/RN, o barco, que tem como comandante Jorge Neves, perdeu um dos seus flutuadores e, em seguida, capatou. Não houve chance dos seis tripulantes usarem o barco inflável (bote salva-vidas), mas todos conseguiram subir no casco do veleiro e o usuram como amparador. O relato foi feito no Facebook, baseado em informações dadas pelo comandante da embarcação, Jorge Neves.

Um barco, de bandeira da Libéria, que não estava sabendo do ocorrido, resgatou os velejadores do Nativo. De lá, eles receberam auxílio da Marinha, que fez o transporte até a capitania dos portos de Natal. Após o acidente, o barco naufragou a 26 milhas do litoral potiguar. A informação foi confirmada posteriormente pela Marinha.

Reprodução
"A capotada, em uma situação dessa, ocorre muitas vezes por um pirajá. É quando a embarcação vem em uma certa velocidade e de repente entra uma nuvem mais baixa, que carrega mais potência. Uma quantidade de vento maior. Pela minha experiência, foi a causa mais provável do ocorrido", disse o presidente da comissão da Refeno, Edival Júnior, em Fernando de Noronha.

O trimarã, que fica ancourado na Marina de Vicente Gallo, em Olinda, largou no começo da tarde do último sábado, no Marco Zero, Recife Antigo. Por ser um barco moderno e que investiu em vela de fio de carbono, para correr a 26ª Regata Inaternacional Recife/Fernando de Noronha, Nativo estava sendo contado a brigar pelas primeiras posições.

REENCONTRO
Familiares dos tripulantes já deixaram o Recife e estão indo rumo a Natal para se encontrarem. A Marinha informou que está providenciando o transporte para pegar os velejadores no barco que os resgatou e deixar na capitania dos portos de Natal.