Mais Esportes

REFENO

Poucos dias após a conclusão da 26ª Refeno, próxima edição da regata já tem data marcada

Organização já anunciou que medidas de segurança serão reforçadas após acidentes

 Antônio Henrique/Cabanga
Uma das maiores regatas oceânicas da América do Sul, a 26ª edição da Refeno chega ao fim. Nada de chorumelas para saber quando acontecerá novamente. O dia da largada da próxima Regata Internacional Recife-Fernando de Noronha já está confirmada. Em 26 de setembro de 2015, os comandantes e tripulantes seguirão para mais uma aventura no mar. Desta vez, com ainda mais exigências visando a segurança dos competidores. "Devido a ocorrência com o Nativo, algumas flexibilizações da Marinha não serão mais permitidas e virão ainda mais normas para serem cumpridas pelos velejadores", disse o coordenador geral da Refeno, João Jungmann.

Além das obrigatoriedades desta edição, que foram o uso do barco salva-vidas, a habilitação de capitão amador para os comandantes e as cartas náuticas modificadas, o uso do Epirb será um dos primeiros itens exigidos para a 27ª Refeno. O equipamento trata-se de um dispositivo eletrônico via satélite que pode ser acionado manualmente ou automaticamente quando entra na água. Ele dá sinal de alerta e localização exata para todas as embarcações, clubes e autoridades náuticas. "O Epirb trata-se do item máximo de segurança para o resgate. O tempo vai passando e as embarcações vão ficando cada vez mais independentes, como devem ser os veleiros de oceano", afirma Jungmann.

Mesmo com a antecipação do uso do Epirb, que seria exigido apenas em 2016, as embarcações não poderão deixar de usar o Spot - item obrigatório há três anos, após a capotagem de um trimarã da Paraíba, em 2010. O Spot emite a posição da embarcação que poderá ser acompanhada durante toda a prova, tanto pela comissão da Refeno, quanto pela Marinha. O equipamento também emite o sinal de socorro via satélite, caso seja necessário. Porém, não pode ter contato com a água. Atualmente, o Epirb custa cerca de mil e quinhentos reais, mas para a organização, o valor é o que menos importa. "Preferimos fazer uma regata com menos participantes e mais segurança, do que fazer uma prova que deixe a desejar neste quesito", pontua o coordenador.

Balanço
Para a comissão, uma excelente regata, com a exceção da ocorrência do veleiro Nativo. Para os velejadores, uma ressalva para a noite do primeiro dia: precisaram encarar um mar bastante revolto até ancorarem na Ilha. No mais, só elogios ouvidos a bordo dos barcos e em terra firme. Tudo pronto para o próximo desafio. As inscrições para 2015 terão início no próximo dia 15 de abril.

NÚMEROS DA REFENO 2014
67 embarcações participantes
520 tripulantes inscritos
9 barcos partiram, mas desistiram da prova
2 desclassificados (chegaram ligando o motor)
1 não largou
11 estados
3 países
298 milhas de percurso (545 quilômetros)

CAMPEÕES

GERAL
1 - Camiranga (Classe ORC) - Tempo: 22h43min40 - FITA AZUL
2 - Terroso (Classe RGS A) - Tempo: 31h49min53
3 - Bola 7 (Classe RGS A) - Tempo: 33h38min01

RGS GERAL
1 - Tangará II
2 - Terroso
3 - Tapioca

RGS A
1 - Terroso
2 - Tapioca
3 - Mussulo III

RGS B
1 - Tangará II
2 - Avatar
3 - Grahadhara

RGS C
1 - Açores III
2 - Kironsete
3 - Lampiao II

ORC
1 - Camiranga
2 - Marujos
3 - Ventaneiro 3

CATAMARÃ
1 - Jahú 2
2 - Algo +
3 - Viamar Wind

MOCRA
1 - Avoador 2
2 - Zen Catamaran

AÇO
1 - Tarú Andé
2 - Arthi
3 - Mistralis Veleiro Escola

ABERTA
1 - Alísios
2 - Miudinho 1
3 - Jujubas

BICO-DE-PROA
1 - Oceanis
2 - Sogno
3 - Odara

PREMIAÇÕES

Tripulante Mais Novo
Zion Brandão da Cunha (Ventaneiro 3)
5 anos

Tripulante Mais Velho
Nelson Farias (Tangará II)
75 anos

Embarcação com mais mulheres - Marujos
10 tripulantes
5 mulheres
Brenda Wicks
Mariana Ferreira
Marina Galvão
Nicole Wicks
Wendy Wicks