Mais Esportes

SURFE

A história de vida da pernambucana Atalanta Batista

Surfista vendia artesanato feito de palha de coqueiro com os irmãos na beira da praia

postado em 24/11/2014 15:44 / atualizado em 24/11/2014 16:40

Maria Eugênia Nunes /Diario de Pernambuco

Joel Reis/Divulgacao
Atalanta conheceu o mar antes do surfe. Assim como as dificuldades. “A minha mãe fazia artesanato de palha de coqueiro. A gente vendia na beira da praia”, diz ela. A lembrança é dos tempos de criança, quando começou a praticar o surfe junto com os três irmãos: Halley, Atamay e Anderson. Dois são profissionais.


A história começou na observação. De longe, olhavam as grandes ondas sendo dominadas pelos surfistas locais, em Maracaípe. O que os quatro irmãos queriam mesmo era estar lá. Halley foi o primeiro. Começou a aprender em pranchas quebradas. Ele foi se descobrindo. E foi chamando a atenção dos que viam. Não demorou para ganhar a sua primeira prancha. Embora usada, estava em bom estado. Não demorou para Atalanta seguir os passos do irmão. Pareciam ter nascido para isso.


Foram despontando nas competições locais e ganhando destaque nas baterias fora do estado. Cada um foi conquistando o seu espaço. Juntos foram apresentados a outra realidade. Diferente da que viviam em casa. A família também foi se apaixonando pelo surfe. “Fomos guerreiros desde o começo. E vem sendo assim até hoje. O lema é não desistir jamais. Estamos juntos para o que der e vier”, afirma Atalanta.

Nova geração

A paixão não para por aí. Vem sendo passada para a nova geração dos Batistas. Daniel e Davi, de sete anos, também entraram na onda desde cedo. Quem são eles? Os filhos gêmeos de Atalanta. “Os meninos amam o surfe como a gente. Essa paixão foi natural”, afirma a surfista, que passou da “pranchinha” para o longboard durante a gestação. “Mesmo grávida, eu não consegui parar. Como o long é maior, ficava mas fácil de remar e ficar em cima da prancha. Cheguei a sofrer uma lesão grave no cotovelo em uma dessas entradas no mar. Fiz uma cirurgia para colocar seis pinos e uma platina faltando apenas uma semana para o nascimento dos meninos”, diz.