Mais Esportes

FUTEBOL AMERICANO

Futebol americano também cresce na prática

Brasil já tem Seleção e mais de 123 clubes espalhados pelo território nacional

postado em 31/01/2015 22:00 / atualizado em 30/01/2015 23:56

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Paulo Paiva/DP/D.A Press
Você sabia que no Brasil apenas três estados ainda não têm times de futebol americano? E que Pernambuco já tem cinco equipes da modalidade? O esporte que já mexe com a capital há alguns anos ganhou espaço no interior e ontem o Caruaru Wolves realizou seu primeiro amistoso no Luiz Lacerda.

A interiorização do esporte em Pernambuco não se deve apenas por conta de transmissões ou interação via redes sociais, mas sim da expansão do esporte pelo País. Em novembro do ano passado, a Arena Pernambuco presenciou o recorde de público nacional, com 7.056 torcedores que assistiram o João Pessoas Espectros vencer o Recife Mariners por 38 a 12.

Com duas ligas no Brasil (Superliga e Torneio Touchdown), o novo presidente da Confederação Brasileira de Futebol Americano (CBFA) Guto Sousa acredita que em breve elas poderão se unir e construir um campeonato nacional forte e que atraia patrocinadores. “Temos sentido que é o sonho da maioria dos jogadores e dirigentes caminharmos em direção a um único campeonato, porém para termos uma casa segura, é necessário um alicerce forte e nesse sentido, questões que envolvem a regulamentação do esporte como, como o papel das federações estaduais, regras para transferências e registros de atletas, por exemplo são mais importantes e precisam ser prioridade antes de partirmos para uma fórmula de disputa unificada, se não o campeonato não se sustentaria. Trazer as federações e equipes para junto da CBFA e trabalharmos em conjunto pelo esporte de modo geral é algo que erá feito independentemente de que campeonato as equipes escolham participar nesse primeiro momento.”

 

As equipes pernambucanas

Arcoverde Templários
Caruaru Wolves
Olinda Sharks
Recife Mariners
Recife Pirates

Nos outros estados

Norte
Amazonas - 8
Pará - 3
Rondônia -  1
Roraima - 1
Tocantins - 1

Centro-Oeste
Mato Grosso - 5
Mato Grosso do Sul - 4
Goiás/DF - 7

Nordeste
Maranhão - 1
Ceará - 4
Rio Grande do Norte - 3
Paraíba - 2
Alagoas -2
Sergipe - 2
Bahia - 2

Sul
Rio Grande do Sul -  7 
Paraná -  10
Santa Catarina - 10

Sudeste
Espirito Santo -  7
Minas Gerais - 5
São Paulo - 24
Rio de Janeiro - 9