Mais Esportes

FUTEBOL AMERICANO

Seattle Seahawks e New England Patriots duelam pelo Troféu Lombardi em igualdade

Equipes são donas de boa defesas e ataques eficientes, além de grande comandantes

postado em 31/01/2015 22:00 / atualizado em 31/01/2015 01:08

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

AFP
Em 2008, o New England Patriots chegou ao Super Bowl XLII invicto. Tentava igualar a marca do Miami Dolphins de 1972, único campeão invicto da NFL. Porém, havia um gigante no caminho. O New York Giants, equipe que já havia sido derrotada pelos Patriots na temporada regular, foi melhor defensivamente e contou com alguns milagres para vencer. O estádio era o mesmo desta noite e Tom Brady e companhia querem afastar alguns fantasmas que ainda existem naquele estádio.

Além de esquecer aquela derrota, os Patriots entram em campo para buscar o seu quarto Super Bowl e manter-se como o único bicampeão da NFL no Século XXI. Para manter essa escrita e levar mais um Troféu Lombardi para casa, os Patriots terão que vencer os atuais campeões e evitar que Russell Wilson entre em um seleto grupo de quarterbacks que conquistaram Super Bowls de forma consecutiva. O quarterback da equipe de Seattle pode ser o sétimo atleta da posição a ganhar títulos consecutivos na NFL.

Outra batalha que será fundamental para decidir o campeão da NFL será disputada com as defesas. Com duas grandes secundárias, Patriots e Seahawks devem evitar grandes passes e os olhos dos torcedores devem estar em Richard Sherman, cornerback do time de Seattle, e em Darrelle Revis, defensor da equipe de New England.

O duelo do banco de reservas
Bill Belichick é um gênio do futebol americano. Já tem três títulos na carreira e vários recordes no currículo. Hoje enfrentará o quinto técnico diferente em Super Bowls, já que este será a sua sexta decisão. Contudo, o duelo deste domingo tem um toque especial. Belichick enfrentará aquele que substituiu quando assumiu os Patriots. Pete Carroll havia sido contratado pelos Patriots em 1996 e ficou no cargo apenas três anos. Sua demissão ocorreu devido às fracas campanhas e Belichick assumiu o posto após uma conturbada saída do New York Jets, onde ele seria o técnico após ser assistente de Bill Parcells.

Belichick criou um das maiores histórias do futebol americano comandando a equipe de New England enquanto o tecnico que perdeu o emprego decidiu fazer algumas mudanças. Pete Carroll decidiu voltar a trabalhar com equipes universitárias e assumiu a universidade de Southern California (USC). Comandando os Trojans ajudou a revelar vários talentos e conquistou dois títulos nacionais. Após nove anos na California, Carroll aceitou a proposta dos Seahawks e voltou a NFL. O sucesso não foi imediato, já que nos dois primeiros anos a equipes não passou de sete vitórias por temporada, mas Carroll havia montado uma base que tornaria-se a campeã de 2014.

As semelhanças entre os comandantes
O caminho traçado por Belichick e Carroll é bem parecido. Ambos são especialistas em defesas, foram coordenadores defensivos em equipes de Nova York no início da carreira, apostaram em quarterbacks que chegaram a NFL desacreditados e são um dos poucos técnicos com poderes de administradores gerais das suas equipes. Porém, o título só poderá ir para um lado e diferentemente do Super Bowl do ano passado, a promessa é de um jogo bem mais equilibrado ja que as equipes são tão parecidas.  Promessa de um bom jogo e que será decidido na última campanha.

AFP