Mais Esportes

WINDSURF

Bruna Martinelli é única nordestina na delegação do Brasil que disputa a semana de vela olímpica

Equipe nacional chegou nesta terça-feira a cidade de Hyeres, na França. A competição tem início na próxima quarta-feira

postado em 14/04/2015 14:10 / atualizado em 14/04/2015 14:44

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco

Maria Eduarda Bione/Esp.DP/D.A P
Um timaço de velejadores vai representar o Brasil na Copa do Mundo de vela da ISAF (Federação Internacional), a partir da próxima quarta-feira, em Hyeres, na França. E neste seleto grupo, que desembarcou nesta terça-feira em solo francês, está uma pernambucana. Bruna Martinelli, da classe RS:X (windsurf olímpico). Os medalhistas olímpicos Robert Scheidt, Isabel Swan e Fernanda Oliveira também estão na delegação brasileira.


Neste campeonato, participam apenas os velejadores convidados pela Federação Internacional de vela. De acordo com o sistema de qualificação da Copa do Mundo 2015, foram convidados os 30 primeiros velejadores no ranking mundial e mais os 10 primeiros classificados no evento Troféu Princesa Sofia, realizado em março na Espanha. Serão 40 atletas em cada uma das classes olímpicas da vela.

 

"Agora as etapas da Copa do Mundo não têm mais a fase classificatória, apenas os 40 melhores pontuados podem participar. A competição já começa nas finais, daí o nível altíssimo da disputa. Neste campeonato tenho como objetivo conquistar vaga para a próxima etapa da Copa do Mundo, que será na Inglaterra, além de subir no ranking mundial. Atualmente estou em 28”, comentou Bruna.

 

Na disputa pelo pódio, as brasileiras terão como principais adversárias as atletas européias - donas de grande parte das medalhas conquistadas em Londres 2012- e chinesas.

VOCÊ SABIA?

Hyeres, na França, é considerado pelos velejadores um dos melhores locais para velejar. As ilhas Levant, Port Cros e Porqueroles fazem uma barreira natural para o mar muito agitado.Durante o campeonato de vela, a região fica dividida em 6 zonas de regata, onde em cada uma delas competem uma ou duas classes olímpicas. Cada área é operada independente e tem seu comitê de juízes, dando as largadas, fiscalizando as regras e anotando as chegadas.

Delegação do Brasil

Classe RS:x feminina:
Bruna Martinelli e Patrícia Freitas

RS:X masculina:
Ricardo Santos(o Bimba)

Laser:
Robert Scheidt
Bruno Fontes

Laser Radial:
Fernanda Decnop

470 feminina:
Fernanda Oliveira/Ana Luiza Barbachan
Renata Decnop/Isabel Swan

470 masculina:
Henrique Haddad/Breno Amorim
Geison Dzioubanov/Gustavo Thiesen

Finn:
Jorge Zarif

FX:
Martine Grael/Kahena Kunze

49er:
Thomas Low-Beer/Dante Bianchi
Marco Grael/Gabriel Borges