Mais Esportes

CORRIDA DE RUA

No Recife, Circuito de Corridas Caixa vai ajudar projeto social de atletismo de Camaragibe

Desde 2014, uma ação social local recebe ajuda. Pessoas podem doar tênis

Divulgação
Correr, fazer um bem para si e para outros. Como acontece desde o ano passado, Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA, que terá a etapa do Recife disputada neste domingo, convoca as pessoas a também fazer o bem. Aproveitando a competição, a organização ajuda o projeto social local Plantando o Futuro. A ajuda solicitada é um par de tênis para as crianças atendidas pela iniciativa.

A ação social começou a ser realizada pelo Brazil Run Series/Circuito de Corridas CAIXA em 2014 e faz parte da campanha Pegada do Bem, que carrega o slogan "Todo mundo tem o direito de correr, ajude alguém a ir mais longe". Em cada cidade por onde passa o circuito, uma entidade ou projeto social com trabalhos voltados para o esporte é beneficiado, com a doação de tênis dos atletas participantes. Na primeira edição, foram arrecadados cerca de 900 pares para mais de 20 instituições nas 12 etapas da competição.

Neste ano, a campanha beneficiará, em Pernambuco, o Projeto Plantando o Futuro, criado em 1999. Crianças de 6 a 14 anos de comunidades carentes de Camaragibe, na região metropolitana do Recife, recebem aulas de iniciação ao atletismo. Sem uma sede própria ou equipamentos adequados, a criançada treina na Praça Beira-Rio, próxima à Arena Pernambuco, com o professor José Augusto Rodrigues, maratonista de 67 anos.

"O professor José Augusto já treinou atletas hoje reconhecidos no Brasil. A Fabiana Cristine da Silva, por exemplo, começou aqui, conosco. Hoje é madrinha do projeto. O Ubiratan José dos Santos, um dos maiores maratonistas do Nordeste, também treinou aqui, quando era menino. É um orgulho muito grande ver o trabalho dando frutos", conta Júlio César da Costa, secretário de esportes de Camaragibe. "Nosso grande desafio é manter a garotada no projeto, porque são crianças pobres, de famílias desestruturadas, e quando chegam aos 15 anos, precisam trabalhar. Queremos, mais do que formar atletas, formar cidadãos."

Onde doar - Os tênis para o projeto Plantando o Futuro poderão ser doados durante a retirada dos kits para a prova do Brazil Run Series/Circuito CAIXA, na loja Centauro do Shopping Recife, nesta sexta-feira (7), das 10 às 20 horas, e no sábado (8), das 10 às 17 horas. No domingo, as doações também poderão ser feitas no Espaço Pegada do Bem, montado na arena da prova, em frente ao Forte do Brum.