Mais Esportes

CORRIDA

Pernambucano de Buíque termina prova em segundo lugar e assume liderança do Circuito Caixa

Wellington Bezerra fez o percurso em 29min48, atrás apenas do queniano Paul Kimutai

Luiz Doro/adorofoto
Até São Pedro se rendeu ao Brazil Run Series /Circuito de Corridas CAIXA, na manhã deste domingo (9), no Recife. Após uma madrugada de muita chuva, o clima ameno favoreceu o desempenho dos 1.600 participantes que comemoraram o Dia dos Pais correndo. Grande destaque da prova, o pernambucano Wellington Bezerra assumiu a liderança do ranking brasileiro de corrida de rua, após cruzar a linha de chegada em segundo lugar, com 29min48, atrás apenas do queniano Paul Kimutai. Na elite feminina, Maria Aparecida Ferraz foi a primeira entre as brasileiras e terceira geral, atrás da tanzaniana Failuna Matanga e da queniana Caroline Kimosop.

Como no ano passado, quando formaram o trio vencedor do Brazil Run Series/Circuito CAIXA no Recife, os pernambucanos voltaram a ocupar o pódio. Natural de Tupanatinga, Wellington Bezerra impôs uma disputa acirrada com Paul Kimutai e chegou apenas 12 segundos atrás do queniano. José Márcio Leão, de Garanhuns, recordista brasileiro do circuito, repetiu a terceira colocação da última edição da prova.

"Fiquei muito feliz de ter conquistado esse resultado e alcançar a liderança do ranking dentro de casa", declarou Wellington Bezerra. O fundista vive em São Paulo, mas, em busca do pódio, passou a semana treinando ao lado da família em Buíque, no sertão pernambucano. "Gostei do meu tempo. Fiz uma corrida de recuperação. Estava em quarto lugar até o quilômetro seis, mas consegui uma ótima arrancada, chegando bem próximo do queniano", comentou.

Da pista para as ruas - Especialista em provas de pista, Maria Aparecida Ferraz vem aproveitando o segundo semestre para buscar bons resultados também nas corridas de rua. Segundo a fundista, a temperatura amena facilitou a disputa da etapa pernambucana do Circuito CAIXA. "Gostei bastante do meu desempenho na prova, foi muito melhor que o da corrida de Fortaleza, na semana passada, quando estava bastante quente. Agora é iniciar a preparação para a próxima corrida, em Porto Alegre", declarou.

Dominado pelas africanas, com Failuna Matanga e Caroline Kimosof nas primeiras colocações, o pódio feminino também contou com uma representante de Pernambuco. Mirela Saturnino de Andrade foi a quarta colocada.

Crescimento da prova - Helio Takai, diretor da HT Sports, agência organizadora do evento, ressaltou o crescimento da prova no Recife. Disputada na capital pernambucana pelo quinto ano consecutivo, a corrida reuniu 1.600 competidores. "É com muita felicidade que nós vemos esse crescimento. Aumentamos em mais de 10% o número de competidores. Vale ressaltar o comprometimento de todos os participantes, que compareceram para a disputa mesmo após a chuva da madrugada", disse.

Resultados

Feminino
1- Failuna Abdi Matanga (Luasa Sports/CAIXA) - 34min33
2- Caroline Jepkemei Kimosop (Luana Sports/CAIXA) - 34min53
3- Maria Aparecida Ferraz (Luana Sports/CAIXA) - 35min17
4- Mirela Saturnino de Andrade (Sport) - 35min49
5- Rejane Ester Bispo da Silva (Filé e Márcia Narloch) - 35min55
6- Conceição de Maria Carvalho Oliveira (CAIXA/Mizuno/Oaekely/TO) - 36min34
7- Graciete Moreira Carneiro Santana - 36min44
8- Maria Regina Santos Seguins(Luasa Sports/CAIXA) - 37min58
9- Jaciane Barroso Araújo (Cruzeiro/CAIXA) - 38min05
10- Maria de Fátima Souza (Luasa Sports/Caixa) - 38min09

Masculino
1- Paul Koech Kimutai (Luasa Sports/CAIXA) - 29min37
2- Wellington Bezerra - 29min48
3- José Márcio Leão da Silva (Cruzeiro/Caixa) 29min53
4- Giomar Ferreira da Silva 29min58
5- Ubiratan José dos Santos (São José Agroindústria) - 30min08
6- Justino Pedro da Silva (Cruzeiro/CAIXA) - 30min14
7- Édson Amaro Arruda dos Santos (Cruzeiro) - 30min22
8-Mejan Reginald Lucian (Luasa Sports/CAIXA) - 30min37
9- Eliezer de Jesus Santos (Filé e Marcia Narloch) - 30min43
10 - Sivaldo Santos Viana (Luasa Sports/CAIXA) - 31min00