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Após acidente em 2014, 27ª edição da Refeno vai exigir um novo equipamento de segurança

Epirb é um localizador via satélite que dá posição do barco em caso de problema

postado em 27/08/2015 16:21 / atualizado em 27/08/2015 16:37

Alexandre Barbosa /Diario de Pernambuco

Daniele Soares/Cabanga
A largada para a 27ª edição da Regata Internacional Recife - Fernando de Noronha (Refeno) está se aproximando. No dia 26 de setembro, às 12h, as embarcações zarpam para a o Arquipélago. As primeiras devem chegar pouco mais de 24 horas depois. A últimas podem levar até 60 horas para cruzar a ponta da sapata.

Para esta edição, a preocupação com a segurança será ainda maior. Ano passado, um acidente, por pouco, não manchou a história da Refeno. O trimarã Nativo capotou, deixando seis tripulantes à deriva. Eles passaram a noite inteira - o episódio aconteceu por volta das 23h - agarrados ao casco do barco e só pela manhã conseguiram montar a balsa salva-vidas, equipamento de segurança obrigatório. A salvo, os tripulantes foram resgatados por um navio e desembarcaram em Natal-RN.

Por conta do episódio, a partir deste ano, haverá a exigência de um novo equipamento rastreador, o Epirb, que vai substituir o Spot. A previsão era que essa ferramenta só fosse introduzida em 2016, mas foi antecipada. O Epirb é um dispositivo eletrônico que funciona via satélite e emite um sinal que mostra a posição correta do barco. A diferença dele é que não é preciso o acionamento manual, como o Spot. As demais exigências de segurança, como balsa, cartas náuticas e a presença de habilitação de um capitão amador, continuam valendo.

Nesta Refeno 2015, 62 barcos confirmaram a inscrição, com um total de 300 participantes. Apenas um veleiro vem de fora do Brasil, da França. O atual fita azul Camiranga, do Rio Grande do Sul, ainda não confirmou a presença na competição. Se vier, é o grande favorito novamente. Caso contrário, o pernambucano Patoruzú entra na briga pelo título.