Mais Esportes

KITE SURF

Quarta etapa do campeonato pernambucano de Kite Surf será realizada neste domingo

Etapa contará com três atletas surdos Renê Hutzler, Marcelo Amorim e Gutemberg Santos

postado em 28/08/2015 18:20 / atualizado em 28/08/2015 18:39

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Cabanga Iate Clube/Divulgação
Após um recorde de público na terceira etapa, o Campeonato Pernambucano de Kite Surf irá para a sua quarta etapa, que será realizada no Pontal de Maria Farinha, neste domingo, a partir das 9h. O evento é realizado pelo Cabanga Iate Clube de Pernambuco terá o apoio do KitesurfPE e do Borba Kiteboarding.

Ao todo, serão realizadas quatro regatas em quatro categorias: Open Feminino, aberta a todas as pranchas, Bidirecional, Wave e Race, em que só competem pranchas certificadas pela Associação Internacional de Kiteboarding (IKA). O evento será aberto a homens e mulheres de todas as idades. A inscrição custa R$ 50.

A terceira etapa da competição, realizada no último dia 26 de julho, contou com 37 velejadores, e teve pela primeira vez uma regata feminina sendo disputadas. Thaís Aguiar venceu a etapa, seguida por Vanja e Anielle. Na categoria Open, Antônio Albuquerque terminou em primeiro, com Yuli Robert e Xandão Esteves em segundo e terceiro, respectivamente.

Na categoria Race, Harry Junior bateu o líder da categoria, Carlito Moura, e venceu a etapa. Pedro Silva terminou em segundo e Carlito, com problemas na pipa, terminou na terceira colocação. Na classe Bidirecional, Fábio Fontes venceu mais uma vez, com Roque Bisneto, de apenas 11 anos, na segunda colocação e Paulo César (PC) em terceiro.

Kite para surdos
A quarta etapa do Campeonato Pernambucano de Kite Surf será especial para três velejadores. Renê Hutzler, Marcelo Amorim e Gutemberg Santos, todos surdos, disputarão a etapa especial do Kite Surdo, que contará com o apoio do Cabanga Iate Clube de Pernambuco, da Associação dos Surdos de Pernambuco e da Federação Desportiva de Surdo de Pernambuco.

De acordo com Renê Hutzler, velejador do Cabanga e membro da Associação dos Surdos de Pernambuco, a intenção é realizar, em 2016, uma competição maior, com no mínimo três etapas, todas integradas à realização do Campeonato Pernambucano de Kite Surf.

Fórum
Para o prosseguimento da competição, e um melhor acerto das regras, o Cabanga Iate Clube de Pernambuco promoveu no último dia 8 um fórum sobre regras de regata, realizado no próprio clube. As palestras foram ministradas pelo Coordenador de Vela do Cabanga, Edival Júnior, e o evento contou com a presença de vários atletas da modalidade.