Mais Esportes

ESCOLARES

Medalhistas olímpicos serão embaixadores nos Jogos Escolares da Juventude, em Fortaleza

Vanderlei Cordeiro de Lima e Fofão estão na capital cearense

Os mais de 3.800 estudantes-atletas dos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015 contarão com um apoio especial durante a etapa para jovens entre 12 e 14 anos do maior evento esportivo escolar do país. A partir desta quinta-feira, dia 3, um time de Embaixadores formado pelo medalhista olímpico na maratona, Vanderlei Cordeiro de Lima, pela campeã olímpica de vôlei, Hélia Fofão, e mais dez atletas olímpicos ou pan-americanos, estará na capital cearense com o objetivo de contribuir para a formação dos estudantes dentro e fora das pistas, quadras, piscinas e tatames.

Através de palestras, ações culturais, presença nos locais de competição, entre outras atividades, o programa de embaixadores dos Jogos Escolares Juventude busca incentivar os jovens na prática esportiva. O ex-maratonista e único brasileiro detentor da medalha Pierre de Coubertin, honraria concedida pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) por excelência ética e desportiva, Vanderlei Cordeiro de Lima enaltece a responsabilidade de ser um dos integrantes da equipe. "Me sinto muito honrado em ser embaixador dos Jogos Escolares da Juventude. Para mim, isso é uma enorme missão, de bastante responsabilidade. Me sinto privilegiado em poder contar a minha história e incentivar os milhares de jovens que passam pelo evento”, explica o medalhista olímpico.

Além de Vanderlei, representante do atletismo, participam do time de embaixadores dos Jogos Escolares da Juventude Fortaleza 2015 atletas de outras 11 modalidades. São eles: Luiz Henrique Dias dos Santos Junior (badminton), Josuel Santos (basquete), Ana Paula Casetta (ciclismo), Franklin Roosevelt Bueres Junior (futsal), Luisa Harumi Matsuo (ginástica rítmica), Deborah Hannah (handebol), Luciano Correa (judô), Antoine Jaoude (lutas), Joanna Maranhão (natação), Ligia Silva (tênis de mesa) e Hélia Rogerio de Souza Pinto – Fofão (vôlei).

Maior celeiro de atletas olímpicos do país, os Jogos Escolares da Juventude já revelaram a campeã olímpica Sarah Menezes e a campeã mundial Mayra Aguiar, ambas do judô, entre tantos atletas. Além da identificação de atletas para o alto rendimento, o objetivo do evento é contribuir para a inserção social dos jovens através do esporte.

Abertura – Principal evento esportivo estudantil do país, os Jogos Escolares têm início nesta quinta-feira, com a cerimônia de abertura, no Ginásio Paulo Sarasate, às 18h, e segue até 12 de setembro. As disputas nas 13 modalidades – atletismo, badminton, ciclismo, ginástica rítmica, judô, luta olímpica, natação, tênis de mesa, xadrez, basquete, futsal, handebol e vôlei – serão realizadas a partir da sexta-feira, em diversos locais, a exemplo do Centro de Formação Olímpica do Nordeste (CFO) e do Centro de Eventos do Ceará.

Com números impressionantes, os Jogos Escolares contemplam mais de 2 milhões de jovens nas seletivas municipais e estaduais, organizadas pelos estados e municípios, representando 40 mil escolas de quase 4 mil cidades do Brasil. A fase nacional, organizada pelo COB desde 2005, reúne em cada faixa etária atletas dos 26 estados da Federação mais o Distrito Federal. Depois de Fortaleza, será realizada a etapa nacional para jovens de 15 a 17 anos, em Londrina (PR), no mês de novembro.

Além das competições, os jovens atletas terão à disposição uma série de eventos paralelos. O programa sócio-educativo e cultural abrange diversas atividades extras com o intuito de aproximar os jovens de todo o país aos valores olímpicos. Neste ano, o tema geral do evento será 'Igualdade de Gêneros'. O Centro de Convivência dos Jogos trará uma série de conteúdos da ONU Mulheres.