Mais Esportes

HIPISMO

Rodrigo Pessoa e Doda Miranda competem na Hípica de São Paulo

Prova vale como como qualificativa olímpica

postado em 07/10/2015 11:11 / atualizado em 07/10/2015 12:23

Único medalhista de ouro no hipismo de salto e com duas medalhas de bronze por equipe, Rodrigo Pessoa será a maior atração do Concurso de Saltos Internacional Indoor da Hípica Paulista, que começa nesta quarta-feira e termina no domingo. Válido como qualificativa olímpica, o concurso de São Paulo será a última vez, antes da Olimpíada, que o público brasileiro poderá ver de perto Pessoa e outro renomado cavaleiro: Doda Miranda, que também fez parte das equipes medalhistas de bronze em Atlanta (1996) e Sidney (2000).

Além de Rodrigo Pessoa e Doda, outro destaque do evento será o armador de percurso, Guilherme Jorge. Pela primeira vez na história, um brasileiro terá a missão de desenhar os percursos dos Jogos Olímpicos e ele foi escalado para armar as provas do Internacional e Nacional Indoor da Hípica Paulista. Será como um evento-teste para os Jogos Rio-2016.

No topo
Com seis Olimpíadas, atualmente Rodrigo Pessoa divide o topo em participação brasileira dos Jogos com outros dois renomados esportistas: o iatista Torben Grael, que já não representou o nosso país na última Olimpíada de Londres, em 2012, e o mesatenista Hugo Hoyama.

Além de ser um dos três esportes do país com um atleta no topo do ranking em participações nas Olimpíadas, o hipismo de salto também é atualmente a modalidade que tem o esportista que mais competiu em toda a história dos Jogos Olímpicos.

 

Atualmente com 68 anos (nasceu em 6 de janeiro de 1947), o cavaleiro canadense Ian Millar competiu em 10 Olimpíadas e, por estar ainda representando seu país nos principais concursos internacionais, deve fazer a sua 11ª participação no Jogos Rio-2016. Um recorde que dificilmente deverá ser batido por qualquer outro esporte.