Mais Esportes

HÓQUEI

Começa nesta terça a 39ª edição do Campeonato Brasileiro de Hóquei, na Ilha do Retiro

Competição acontece ao longo desta semana e a final está marcada para o sábado, 17

postado em 13/10/2015 16:19 / atualizado em 13/10/2015 18:39

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Paulo Paiva/DP/D.A. Press
Começa nesta terça-feira (13), a 39ª edição do Campeonato Brasileiro de Hóquei. Seis equipes disputam a tradicional competição. Atual bicampeão nacional, o Sport sedia o evento em sua quadra Carlos Gomes. O torneio decorre ao longo da semana, com jogos diários - na quinta-feira, com rodada dupla (jogos pela manhã e à noite) - até o sábado, 17, quando acontece a grande final. Dois campeões mundiais em 2015 vão emprestar seus talentos ao campeonato - um deles, José Garcia, a serviço do Clube Português. Em compensação, o Sertãozinho - maior campeão nacional, com 19 títulos - fica de fora pela primeira vez. A entrada para os jogos é gratuita ao público.

Cabe ao Náutico a partida inaugural do Campeonato Brasileiro. O alvirrubro - cuja melhor participação foi o 3º lugar em 2013 - encara o Mogiana (atual vice-campeão), às 18h30. Com o objetivo de alcançar a melhor campanha de sua história, o Timbu trouxe um reforço argentino, contratando o atacante Santiago Serafini, que atua pelo Valenciano, da cidade de San Juan, um dos maiores centros do hóquei hermano. O adversário alvirrubro, por sua vez, tem a responsabilidade de ser o único representante da cidade de Sertãozinho no torneio.

Na sequência, às 20h30, é a vez do Sport entrar em quadra para enfrentar a Portuguesa de Desportos, de São Paulo. Maior campeão nacional entre os clubes pernambucanos - com cinco títulos -, o rubro-negro espera aproveitar o fator casa para chegar ao tricampeonato consecutivo, o sexto de sua história. A Lusa, porém, chega reforçada, com a contratação do argentino David Paez, que se sagrou, com sua seleção, campeão mundial em 2015. Paez, por sinal, marcou dois dos seis gols da Argentina na final do Campeonato do Mundo, diante da Espanha.

Por fim, encerrando a rodada inaugural, às 22h, o Clube Português do Recife mede forças com o Internacional de Regatas, da cidade de Santos. Em busca de seu quinto brasileiro, o time luso deposita suas esperanças no argentino José García, que possui passagens no hóquei europeu e se sagrou campeão mundial com a Argentina este ano. Além dele, a equipe recifense conta com uma base formada por jogadores que estão ou já passaram pela Seleção Brasileira, como o goleiro Eduardo Souto, o armador Mauricinho, o artilheiro Guilherme Villocq e o defensor Tomaz.

Regulamento
Na primeira fase, todos os times jogam entre si, acumulando pontos. O primeiro e segundo lugares disputam, na segunda etapa, o título de campeão brasileiro, que também dá vaga no Campeonato Sul-Americano.