Mais Esportes

ATLETISMO

Pernambuco quer manter hegemonia no Troféu Norte/Nordeste de atletismo adulto

Delegação estadual já conquistou 12 vezes o lugar mais alto da competição

postado em 27/11/2015 19:16 / atualizado em 27/11/2015 20:01

Ana Paula Santos /Diario de Pernambuco , Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Teresa Maia/DP/D.A Press
Hora de defender a hegemonia pernambucana na disputa do Troféu Norte/Nordeste de atletismo adulto, que acontece durante este fim de semana na pista do Santos Dumont, em Boa Viagem. E logo na prova inicial (a partir das 7h), o estado já entra como favorito.

E nem vai precisar contar com as passadas de Cisiane Dutra, que já tem vaga garantida nos Jogos do Rio 2016, foi liberada da prova, nos 20km da marcha atlética. Paula Raíssa da Paz, terceira colocado no ranking brasileiro de pista.

Na sequência, às 8h, mais chances de medalhas para Pernambuco no lançamento do martelo feminino. Kerolayne Camila é a grande favorita ao ouro por ser a atual campeã da disputa. Ela também é a líder do ranking regional, além de ocupar a oitava posição na lista nacional.


O primeiro dia da competição segue até às 18h, com os 10.000m masculino encerrando as duas primeiras etapas. Também nessa prova, o estado tem grandes possibilidades de ficar com o primeiro lugar. Representando as cores de PE vai estar o fundista Ubiratan José dos Santos. Em agosto, ele correu pelo o Brasil na maratona dos Jogos Pan-Americanos de Toronto, no Canadá. Bira, como também é conhecido, é o número 1 da Região na distância e o nono do país.

No domingo acontecem as duas últimas etapas do Troféu Norte/Nordeste Caixa de Atletismo Adulto. A primeira prova está marcada para as 8h, com a final dos 400m rasos feminino. O grande nome de Pernambuco deve ser a velocista Alessandra Santos, que dificilmente não passa das semifinais realizadas às 14h30 deste sábado. Ainda no domingo, ela compete no revezamento 4x400m, uma das últimas provas da competição, às 16h15. Os homens do 4x400m encerram o Norte/Nordeste às 17h.

+Números

368
atletas participam do Norte/Nordeste de atletismo adulto
14
estados estarão sendo representados
2014
ano em que Pernambuco conquistou o 12º título da competição
39
medalhas foram asseguradas pela delegação estadual no ano passado
17
de ouro
10
pratas
12

bronzes