Mais Esportes

NFL

Sport e Carolina Panthers dividem coração de pernambucano que mora nos Estados Unidos

Jonathas Honorato fala sobre a expectativa pelo Super Bowl 50 e possível título

postado em 07/02/2016 09:00 / atualizado em 07/02/2016 15:09

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

arquivo pessoal
Quando o Carolina Panthers e o Denver Broncos pisarem no gramado do Levi’s Stadium neste domingo, alguns pernambucanos deixarão a folia de lado para acompanhar a quinquagésima edição do Super Bowl. Seja em casa, em bares ou até no cinema, os amantes da bola oval darão um jeito de observar o duelo entre os quarterbacks Cam Newton e Peyton Manning.  Bem distante do Recife, em Charlotte, Carolina do Norte, um pernambucano estará bem concentrado nas ações dos Panthers.

Jonathas Honorato está na cidade norte-americana há mais de 15 anos e tornou-se torcedor da franquia da cidade. Ir ao Bank of America Stadium, casa dos Panthers, é algo rotineiro durante a temporada, mas a vestimenta nem sempre é o azul e preto, cores da equipe.

“Quando não está muito frio eu vou com a camisa do Sport, mas no fim da temporada não dá por causa do frio”, confessou Jonathas.

O pernambucano admite que a paixão é dividida após tanto tempo torcendo pelos Panthers. Quando está no estádio e o Sport joga na mesma hora, Jonathas acompanha o Leão através do telefone. Em casa a história é outra. Duas televisões são ligadas e colocadas lado a lado quando os dois times jogam ao mesmo tempo. Porém, em caso de finais simultâneas, o recifense balançaria em escolher qual time acompanharia.

“O Super Bowl é um evento que não dá pra competir. Já faz parte da cultura em que eu e minha família vivemos. Todo mundo vai pra algum lugar assistir em grupo. Se o Sport jogasse na mesma hora em uma decisão, teríamos que usar um fone de ouvido no rádio e os olhos na TV”, contou.

arquivo pessoal
A paixão por futebol americano de Jonathas foi passada aos filhos Levi e Liam, de cinco e oito anos, respectivamente. Eles se empolgam tanto com a equipe de Charlotte que fazer com que o Sport seja uma paixão é algo complicado. “Tenho dois filhos e eu até tento fazer eles gostarem mais do Sport, mas a distância é difícil. Sempre que vou ao Recife tento levar eles aos jogos do Sport para criar uma intimidade maior, mas ele são loucos por Cam Newton e pelos Panthers”, comentou Jonathas, que trabalha como engenheiro de software nos Estados Unidos.

Festa diferente
Como a partida é na Califórnia e os ingressos beiram os 4 mil dólares, Jonathas assistirá a partida em casa. Algo que e sinônimo de reunião com os amigos. No domingo, não haverá o tradicional churrasco brasileiro. O jogo será à moda norte-americana. O pernambucano receberá os amigos brasileiros no seu porão, que estará decorado com bolas pretas e azuis, e está confiante no título, algo que ele não viu em 2004, quando os Panthers perderam para os Patriots no Super Bowl XXXVIII.

“Eu acho que o Panthers vai ser o campeão não por ser torcedor, mas a qualidade da defesa é melhor e o Broncos nunca jogou contra um quarterback como o Cam Newton. Acho que vai ser a diferença de apenas três pontos”, arriscou.

arquivo pessoal