Mais Esportes

ESCOLAR

Abertura da 57ª edição dos JEPs homenageou Adriana Salazar, Joanna Maranhão e Etiene Medeiros

Principal competição escolar de Pernambuco foi aberta oficialmente nesta quarta

postado em 28/04/2016 19:50 / atualizado em 28/04/2016 19:55

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Peu Ricardo/DP
Uma cerimônia nesta quarta-feira marcou a abertura da 57ª edição dos Jogos Escolares de Pernambuco (JEPs). No Chevrolet Hall, alunos/atletas de colégios públicos e particulares assistiram às jovens cantoras pernambucanas do The Voice Kids, fizeram o juramento e ouviram às palavras das homenageadas dos JEPs, a ex-nadadora Adriana Salazar e as nadadoras Joanna Maranhão e Etiene Medeiros, que também acenderam a tocha dos Jogos.

Apenas uma pequena parcela de alunos/atletas esteve presente no Chevrolet Hall, nesta quarta-feira. Os JEPs são a principal competição escolar do estado reunindo, de acordo com a Secretaria de Turismo, Esportes e Lazer, mais de 60 mil jovens, de mil escolas públicas e particulares. Cerca de 180 cidade são representadas nos JEPs.

Nesta edição, os JEPs homenageiam uma ex-atleta e duas atletas pernambucanas da natação. Adriana Salazar foi a primeira nadadora do estado a ir a uma Olimpíada, em Seul-1988. Emocionada pela homenagem, ela agradeceu e deu sua palavra de incentivo aos jovens atletas presentes. "Os Jogos Escolares de Pernambuco foram o local onde tudo começou para mim. É importante ter esse investimento no esporte escolar, pois é de lá que teremos novos atletas olímpicos. É o começo, o primeiro passo na construção de uma carreira no esporte", afirmou.

Classificadas para a Olimpíada Rio-2016, Joanna Maranhão e Etiene Medeiros são os grandes exemplos para os jovens atletas/alunos. Cientes disso, as atletas falaram um pouco das suas experiências, mostrando a eles que o caminho do esporte não é fácil, mas é rico e gratificante. "Tudo o que falarmos aqui vai ser bem parecido. Mas há alguns anos estava aí do lado de vocês. Sempre tivemos nomes para nos espelharmos e hoje é magnífico estar aqui. O que posso falar para vocês é: vivenciem tudo e sejam honestos", disse Joanna, que vai participar os Jogos Olímpicos pela quarta vez.

Etiene Medeiros, estreante em Olimpíada, incentivou os atletas/alunos a acreditarem nos sonhos, como ela fez até hoje. "Nunca deixem de acreditar. A rotina é muito difícil, sempre vai ter dificuldade. Hoje, vivo esse sonho, que nunca imaginava", afirmou a nadadora.

Os JEPs começam as disputas no dia 7 de maio, com a fase regional metropolitana, no Centro Esportivo Santos Dumont, em Boa Viagem. A competição segue até meados de novembro com as disputas das categorias mirim (12 a 14 anos) e infantil (15 a 17 anos). As fases finais das modalidades coletivas serão disputadas em Arcoverde e em Serra Talhada. A novidade este ano é a estreia do tênis como modalidades dos Jogos.