Mais Esportes

REGATA

Amor por velejar motiva aposentado a participar da 28ª edição da Refeno: 'é o que mais gosto'

Patápio Pinheiro participa da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha desde 1999

postado em 24/09/2016 18:45 / atualizado em 24/09/2016 18:52

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

Karina Morais/Esp.DP
Com 68 anos de idade, o aposentado e pecuarista Patápio Pinheiro participa da Regata Internacional Recife/Fernando de Noronha desde 1999. O amor pelo esporte náutico nasceu a partir da observação do pai, que também velejava. Patápio conta que em 1955 houve um acidente com cinco vítimas na costa do Pará. Uma delas era seu pai, que desapareceu nas águas.

Mas o fato não o fez perder o interesse no tema. Para ele, a melhor parte de estar no mar é a confraternização com os amigos. “Acho bonita a solidariedade e o companheirismo da tripulação, é o que mais gosto”, destacou.

Este ano, Patápio Pinheiro está no evento na embarcação Jaú 2. O capitão, Luis Moriel, 48, relatou que esta é a segunda vez que o barco integra o evento.
“Há 15 anos participo, mas era com o Jaú 1, que estou vendendo. A gente gosta do lazer, da competição, mas o prazer de estar entre os amigos é a motivação principal”, comentou Luis Moriel.

A tripulação do Jaú 2 conta com oito pessoas. O percurso até Fernando de Noronha deve durar 30 horas. O grupo deve chegar na ilha na noite deste domingo.