Futebol Internacional

INGLÊS

Um "campeonato particular" de Londres dentro da Premier League

Na liga de futebol mais rica do planeta, seis dos 20 times são da capital do país

postado em 23/08/2014 08:00 / atualizado em 22/08/2014 21:37

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Na Premier League, liga de futebol mais rica do planeta, seis dos 20 times são de Londres. Ou seja, praticamente um terço do campeonato inglês passa pelos estádios londrinos. Dos que brigam pelo título, como Chelsea e Arsenal, passando pelo Tottenham que goza de status de grande no país, chegando a West Ham, Crystal Palace e Queens Park Rangers, que lutam pela permanência na elite inglesa, a Premier League se torna palco de uma competição à parte, um campeonato londrino.

AFP/Photo
Na primeira rodada, que aconteceu no fim de semana passado, foram dois os confrontos entre clubes da capital: Arsenal 2x1 Crystal Palace e West Ham 0x1 Tottenham. Neste fim de semana, mais dois dérbis. Neste sábado, às 11h (horário do Recife), Crystal Palace x West Ham jogam no Selhurst Park. Separados por 17,2km, os dois times precisam da vitória, uma vez que estrearam com derrota na competição. Neste domingo, às 9h30, o Tottenham recebe o Queens Park Rangers. Os Spurs vêm de vitória na estreia, enquanto o QPR fará os 15,4km de trajeto em busca de seu primeiro na Premier League.

A ligação da capital britânica com o futebol é umbilical, que remonta a séculos passados, desde a forma primitiva do esporte. O envolvimento de seus 8,5 milhões de habitantes é tão grande que a cidade se divide em várias paixões. Existem, apenas na cidade de Londres (sem contar sua região metropolitana), 13 clubes profissionais - desde a Premier League (primeira divisão) até a Football League Two (quarta divisão). Todos eles com fanáticos torcedores. Relação passional que se justifica, principalmente, pela identidade geográfica. Cada clube representando um pedaço de terreno da capital britânica.

História do futebol
Somente no século 12 a cidade de Londres se tornou a capital da Inglaterra, desbancando Winchester. Conta a história que, naquele mesmo século, a população da nova capital começou a praticar jogos coletivos com bola. Já no século 14, há os registros da prática do que pode ser chamado de futebol primitivo. Avançando no tempo e chegando ao ano de 1863, Londres volta ao centro das atenções. Foi lá, em 26 de outubro de 1863, que nasceu o futebol como o conhecemos nos dias atuais, quando surgiu a Football Association - Federação Inglesa -, codificadora das regras do esporte que conquistaria o mundo.

Jogos

Sábado
8h45 Aston Villa x Newcastle
11h Chelsea x Leicester
11h Crystal Palace x West Ham
11h Southampton x West Brom
11h Swansea x Burnley
13h30 Everton x Arsenal

Domingo
9h30 Hull City x Stoke City
9h30 Tottenham x QPR
12h Sunderland x Man Utd

Segunda
16h Man City x Liverpool

AFP/Photo