Futebol Internacional

INGLATERRA

Da sensação Bradford ao clássico Man United x Arsenal: as quartas de final da FA Cup

Torneio mais antigo do mundo pode conhecer neste fim de semana seus semifinalistas

postado em 06/03/2015 19:00 / atualizado em 06/03/2015 21:46

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Thomas Gadd/Site do Bradford City
Rodada de Copa da Inglaterra é sempre um evento especial para os ingleses. Para os torcedores, a FA Cup tem uma áurea diferente. Dia de jogo do torneio de futebol mais antigo do mundo - sua primeira edição ocorreu na temporada 1871/72, Charles Miller, “pai” do futebol brasileiro, sequer havia nascido ainda - é sinônimo de festa. Não só pela tradição - que os ingleses adoram preservar -, mas, também, pela possibilidade dos pequenos derrubarem os gigantes. Como aconteceu em 2007/08, com uma final entre Portsmouth x Cardiff City ou com o Wigan vencendo o multimilionário Manchester City na decisão de 2013. Neste fim de semana, a competição chega às quartas de final. Dois jogos abrem a fase neste sábado, que se encerra apenas na segunda-feira, com o clássico Manchester United x Arsenal. Isso, claro, caso não haja empate e a necessidade do replay, jogo de volta para o desempate.

Sábado

9h45
Bradford x Reading

Campeão em 1911, o pequeno Bradford é a sensação da atual edição da Copa da Inglaterra. O time da League One (correspondente à terceira divisão brasileira) chocou o país em janeiro, ao eliminar o Chelsea, batendo o líder isolado da Premier League por 4 a 2 em pleno Stamford Bridge. Na sequência, pelas oitavas de final, mais um time da elite sucumbiu diante da surpresa da competição. O Sunderland foi ao Valley Parade e perdeu por 2 a 0. Com o resultado, o Bradford chegou às quartas de final pela primeira vez desde 1976. Neste sábado, os Bantams recebem o Reading, da Championship (segunda divisão) e, ironicamente, jogam sob a pressão de ter a atenção de todos em torno de si. Até a última eliminatória, o Bradford vinha sendo ignorado pela televisão, sem direito a jogos transmitidos para o mercado interno (o jogo com o Chelsea não passou na Inglaterra). O confronto deste sábado com o Reading vai ser televisionado para todo o país. E a questão que se levanta é: como seus jogadores vão reagir sob a pressão da expectativa?

14h30
Aston Villa x West Brom

Eliminatória que envolve não apenas dois clubes da Premier League, mas dois campeões da FA Cup. O Aston Villa tem sete títulos da competição (o último ganho em 1957), enquanto o West Bromwich tem cinco troféus (o último data de 1968). A partida acontece cinco dias depois do último encontro entre as duas equipes pelo campeonato inglês. Na última terça-feira, os Villans venceram os Baggies por 2 a 1 e respiraram um pouco mais na luta pela permanência na elite, abrindo três pontos da zona de rebaixamento. Jogando novamente no Villa Park, o time de Birmingham espera manter a boa fase desde a chegada de Tim Sherwood ao comando técnico do clube e, assim, seguir adiante na Copa. Enquanto o West Brom torce para que seu goleiro, Ben Foster, controle os nervos e não volte a cometer os mesmos erros da terça-feira.

Domingo

12h
Liverpool x Blackburn

Sem vencer a FA Cup desde 2006, o Liverpool espera levar para o torneio a mesma boa fase que tem tido na Premier League. No campeonato, os Reds não perdem desde 14 de dezembro. São 12 jogos desde então, com nove vitórias e três empates. Depois de um péssimo início de temporada, o time se encaixou, atuando num ousado 3-4-3 e voltou a brigar pela vaga na Champions League. Para o jogo deste domingo diante do Blackburn, Brendan Rodgers, contudo, ainda não decidiu se vai contar com um jogador chave para seu sistema tático. Embora discreto aos olhos de todos, o espanhol Alberto Moreno tem sido essencial para a firmeza do jogo dos Reds. A questão é que o lateral precisa de descanso, o que tem causado dilema ao treinador do Liverpool. O Blackburn por seu turno, se quiser surpreender em Anfield Road, vai ter que superar seus limites. É que na Championship, divisão em que se encontra, nenhum clube atua de forma tão fluída como o Liverpool em seu frenético 3-4-3.
PAUL ELLIS/OLI SCARFF

Segunda-feira

16h45
Manchester United x Arsenal

A partida que encerra as quartas de final da FA Cup é aquela de maior tradição. Não somente por se tratar de um dos maiores clássicos da terra da rainha, mas também por envolver os dois maiores campeões do torneio. Manchester United e Arsenal já levantaram a Copa da Inglaterra 11 vezes cada um. E além da rivalidade e da possível hegemonia na competição, o clássico vale muito para os dois clubes. Fora da disputa pelo título inglês - relegado aos rivais locais de ambos, Chelsea e Manchester City -, resta a ambos apenas a FA Cup como alternativa de conquista na temporada.

Diante de sua torcida no Old Trafford, os Red Devils têm que mostrar que instabilidade do time na Premier League não se reflete na FA Cup. Depois de chegar ao país com enorme expectativa e de contribuir para isso com um discurso extremamente otimista - para não dizer arrogante - o técnico holandês Louis van Gaal tem lutado para impor seu estilo de jogo. Com isso, o United tem sofrido para ter uma sequência estável ao longo de toda a temporada. Na única vez que enfrentou o Arsenal em 2014/15, entretanto, o Man United venceu: 2 a 1, no Emirates Stadium.

Os Gunners, por seu lado, têm dois pontos a superar no clássico desta segunda-feira. O primeiro é o recente trauma da Champions League, com a inesperada derrota por 3 a 1 para o Monaco em casa. A segunda, também incômoda, é o jejum no Old Trafford. O Arsenal não vence o United em sua casa desde 2006. O retrospecto é vergonhoso. Em dez jogos, foram nove derrotas e apenas um empate; 23 gols sofridos e somente quatro marcados.