Futebol Nacional

INUSITADO

Cheio de goleadas, Série A2 do Pernambucano tem média de gols igual a do Campeonato Alemão

Competição registra média de três gols por partida, superior a do Brasileirão

postado em 16/09/2015 08:00 / atualizado em 16/09/2015 08:16

João de Andrade Neto /Superesportes

João Velozo/Esp DP/DA Press
Os jogos não são um primor de qualidade, os estádios passam longe das confortáveis arenas e nos gramados irregulares não há nenhum super astro. Mas o torcedor que se contenta apenas em ver bola na rede não tem do que reclamar da atual edição da Série A2 do Campeonato Pernambucano. Seja devido ao baixo nível técnico ou não, o fato é que em seis rodadas realizadas (36 jogos), a média de gols do torneio é de três por partida. A maior entre as principais competições em andamento no Brasil. E também superior a quase todas as maiores ligas européias. Por mais surreal que isso possa parecer. O único campeonato que se iguala à Segundona estadual na média de gols marcados é o Alemão, que também conta com três gols por jogos, com quatro rodadas realizadas e o mesmo número de partidas (36).

O que ajuda a turbinar média da Série A2 é o incrível fato de toda rodada disputada até o momento contar com alguma goleada. Foram oito ao todo. Três delas aplicadas apenas pelo Olinda, que bateu o Barreiros por 4 a 1, o Ipojuca por 4 a 0 e o Íbis por 8 a 1, o maior placar da competição até agora. Porém, a regularidade não pertence a Segundona. O mesmo Íbis (eterno pior do mundo), no jogo seguinte, aplicou um histórico 8 a 2 no Timbaúba. Este, por sua vez, não demorou a se recuperar ao vencer na sequência justamente o...Olinda. Desse vez por um magro 1 a 0. Detalhe: todos os vencedores jogaram fora de casa. 

Por sinal, o time da cidade Patrimônio da Humanidade, mesmo com os resultados elásticos, é apenas o terceiro colocado do Grupo B. Mas ao menos conta com os dois artilheiros da competição. Os atacantes Roger e Deizinho, ambos com cinco gols. "Nunca marquei tantos gols na minha carreira", reconhece Roger, de 23 anos, que não encontra uma explicação para tantos gols. "Não dá para entender esse campeonato", afirma o jogador.

Com vasta experiência no futebol pernambucano, o coordenador técnico do Olinda, Nereu Pinheiro tenta explicar o "fenômeno". "O nível não é bom. E como o campeonato é sub-23, muitos jogadores não têm base técnica e consciência tática por isso se jogam para frente. E os treinadores aproveitam isso", alega. "Mas quando o campeonato afunilar essa quantidade de gols tende a diminuir", arrisca.

As médias de gols dos campeonatos

Pernambucano Série A2 
3 gols por partida

Brasileiro - Série A
2,26 gols por partida

Brasileiro - Série B
2,39 gols por partida

Brasileiro - Série C
2,41 gols por partida

Brasileiro - Série D
2,29 gols por partida
 
Pernambucano Série A1
2,35 gols por partida

Campeonato Alemão
3 gols por partida 

Campeonato Inglês 
2,46 por jogo

Campeonato Português 
2,61 gols por jogo

Campeonato Espanhol 
2,14 gols por partida

Campeonato Italiano
2,67 gols por partida

Campeonato Francês
2,18 gols por partida
 
A rodada

15h
Barreiros x Olinda

20h
Araripina x Belo Jardim
Vitória x Ipojuca
Íbis x Timbaúba
Serrano x Flamengo
Petrolina x Afogados