Futebol Nacional

PE2016

Campeonato Pernambucano de 2016 muda fórmula e agora terá uma 1ª fase mais enxuta

Fase inicial será disputada por oito clubes, divididos em dois grupos de quatro equipes. Estadual passa a começar no mês de janeiro

postado em 06/10/2015 20:02 / atualizado em 06/10/2015 20:42

João de Andrade Neto /Superesportes

João de Andrade Neto/DP/D.A. Press
Em um conselho arbitral tumultuado, foi aprovado nesta terça-feira a fórmula do Campeonato Pernambucano de 2016. O modelo é semelhante ao adotado nos dois últimos anos, com Santa Cruz, Salgueiro, Sport e Náutico iniciando a competição apenas na segunda fase, com a primeira rodada no dia 31 de janeiro. A mudança veio com relação à primeira fase, que contará com a participação dos demais oito clubes. Em vez de todos se enfrentarem em ida e volta, com o Estadual começando em dezembro, essas equipes serão separadas em dois grupos de quatro times, com os campeões de cada chave avançando para o hexagonal do segundo turno (e garantindo as vagas na Série D). Os demais disputarão um outro hexagonal, contra o rebaixamento.

Assim, no Grupo A estão Central, Porto, Atlético Pernambucano e o campeão da Série A2 - ainda a ser definido. Já no Grupo B figuram Serra Talhada, Pesqueira, América e o vice campeão da Série A2. Os time se enfrentam dentro dos seus grupos, em jogos de ida e volta. Essa fase começa em 10 de janeiro e vai até odia 27 de mesmo mês.

O motivo para a mudança na primeira fase do Pernambucano foi financeiro. Isso porque a competição não contará com o programa governamental Todos com a Nota e os clubes do interior alegaram não ter condições de assumir dois meses a mais de folha salarial, com a reapresentação dos elencos em novembro e o campeonato começando em dezembro. Porém, mesmo com a mudança, a decisão não foi totalmente bem recebida.

"Vergonha"
O mais indignado era o presidente do Central, Jandoval Bezerra, que chamou de "vergonha" a decisão. Ao ponto de garantir que está deixando o futebol. "O Central detestou esse modelo. É uma fórmula injusta, ditatorial, que não condiz com o futebol. É uma vergonha o Central terminar em quarto lugar na edição passada e ter que disputar um classificatório, enquanto o Náutico, que foi sexto, já está classificado não pode ser rebaixado. Por tudo isso, eu estou me retirando do futebol e não piso mais nessa federação", reclamou.

Vale lembrar que Santa Cruz, Salgueiro e Sport não disputam a primeira fase por disputarem paralelamente a Copa do Nordeste. Já o Náutico recebeu o benefício por disputar a Série B do Campeonato Brasileiro, com término em novembro.

Nem mesmo o autor da ideia de reformulação da primeira fase saiu totalmente satisfeito do conselho arbitral. Para o presidente do Serra Talhada, José Raimundo, "dos males, o menos". "Pela regra do conselho arbitral, nós teríamos menos poder do que os Santa Cruz, Sport, Salgueiro e Náutico juntos pelo peso dos votos de cada um (40x38). Nós chegamos a sugerir o campeonato em turno único com pontos corridos, mas não foi possível. Não foi o ideal, mas foi um meio termo. Até porque reduzimos os gastos em 45 dias", pontuou.

 

Mandos

Outro ponto que ficou definido no conselho arbitral foi a definição de que os mandos de campos dos jogos continuam pertencendo aos clube. Havia a perpectiva da FPF, em um ato administrativo, passar a ter o poder de definir o local das partidas. Inclusive os clássicos.