Futebol Nacional

PADRÃO

Qual a camisa da sorte dos times pernambucanos no Brasileiro?

Levantamento do Superesportes mostra desempenho de cada um dos uniformes na competição. Prato cheio para os supersticiosos na reta final do Brasileirão

postado em 13/10/2015 11:53 / atualizado em 13/10/2015 12:17

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/10/13/1334/20151013112311748145i.jpg', 'id_content': 3195607L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/18,35/2015/10/13/galeria_futebol_nacional,1334/galeria-qual-a-camisa-da-sorte-dos-clubes-pernambucanos-no-brasileiro.shtml', 'titulo_destaque': 'Galeria: Qual a camisa da sorte dos clubes pernambucanos no Brasileiro?', 'id_pk': 1334L, 'id_conteudo': 3195607L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Galeria: Qual a camisa da sorte dos clubes pernambucanos no Brasileiro?', 'id_treeapp': 35, 'descricao_destaque': 'O Superesportes fez um levantamento do desempenho de Sport, Santa e N\xe1utico com cada um dos uniformes usados no BR2015', 'schema': 'foto_12711703576'}

 

O 12º degrau da arquibancada é o da sorte. Estando ali, é difícil perder um jogo. Pode acontecer se alguém, durante o ataque do time, gritar gol antes da bolal entrar. Isso é fatal, atrapalha a jogada. Ou se algo na rotina do dia da partida fuja do tradicional. Se não der tempo de passar no bar da sorte antes de chegar ao estádio, esquecer o rádio da sorte em casa, encontrar aquele amigo pé-frio no caminho... As mandingas do torcedor são inúmeras. Cada um tem a sua. Uma, porém, tem o caráter mais geral. Afinal, quase todo torcedor tem a sua camisa da sorte. Mas será que os times também têm uma camisa da sorte?

 

O Superesportes pesquisou os uniformes utilizados por Náutico, Santa Cruz e Sport no Campeonato Brasileiro deste ano para saber quais as camisas que possuem o melhor aproveitamento na competição. Nada científico, evidentemente. Um exercício de pura superstição. Mas não custa nada utilizar a camisa da sorte no próximo jogo.

 

Sport: qual a melhor das seis?
O Sport utilizou seis camisas nesta edição da Série A. E a que teve melhor aproveitamento foi a camisa rubro-negra com listras na horizontal, o tradicional uniforme número 1, ainda remanescente de 2014. Com ela, o Leão ganhou 100% dos pontos disputados. Aposentou a camisa na quinta rodada - na verdade, foi substituída poelo rubro-negro com listras na vertical. Quem sabe seja o momento de resgatá-la. Talvez no lugar do laranja, com o qual o time não venceu um jogo sequer. Todos, diga-se, foram disputados fora de casa.

Santa Cruz: fiel à número 1
O Santa Cruz é o time mais fiel ao primeiro uniforme. Dos 30 jogos, utilizou o padrão cobra coral em 21. Tem um desempenho bom com ele, superior aos 60%. Apesar de ter feito sucesso entre os torcedores, a terceira camisa, azul, foi utilizada apenas uma vez. E saiu vitoriosa do duelo com o Bahia. Quem está numa situação difícil é a camisa branca. O Tricolor utilizou o uniforme em oito partidas - todas fora de casa. Conseguiu apenas uma vitória.

Náutico vai de terceira opção
Se existe alvirrubro que não gosta da terceira camisa do Náutico, a estatística vai fazer o torcedor esquecer qualquer crítica e defender sua utilização em todas as partidas. Com ela, o Timbu não perdeu na Série B. Foram quatro jogos: três vitórias e um empate. Assim como acontece no Santa Cruz, o branco parece não trazer sorte. Com o segundo padrão, a equipe só conseguiu uma vitória em dez jogos - fora de casa, contra o Boa Esporte.