PE2012

Goleiro Luciano é o azarado mais eficiente

Jogador tem identificação forte com o Salgueiro e defende o clube desde 2005

postado em 17/04/2012 08:25 / atualizado em 17/04/2012 08:41

Redação Superesportes /Diario de Pernambuco

RICARDO FERNANDES/DP/D.A PRESS
Nenhum atleta do elenco do Salgueiro tem maior identificação com a torcida do que o goleiro Luciano. Natural da cidade de Xique-xique, na Bahia, o atleta defende as cores do Carcará desde 2005 e já se considera um cidadão salgueirense. O camisa 1 faz juras de amor à equipe do Sertão pernambucano e mostra bastante entusiasmo diante da possibilidade de conduzir o time ao inédito título de uma equipe do interior do Estado.

Luciano chegou em Pernambuco em 2001 e defendeu as cores do Petrolina durante quatro temporadas. Os bons desempenhos pelo Vitória, em 2005, chamaram a atenção dos dirigentes do Salgueiro, que decidiram contratá-lo para a primeira participação do Carcará na elite do Estadual, no ano seguinte. Mais uma vez, as atuações seguras chamaram a atenção, e o Náutico resolveu observá-lo durante a Série B de 2006. Diante da boa fase de Eduardo, Luciano teve poucas chances e retornou ao Salgueiro.

Como não poderia deixar de ser, o goleiro é um dos líderes do elenco sertanejo. E tem mostrado otimismo em relação ao desempenho de sua equipe na semifinal. “Ninguém pode dizer que a gente é uma surpresa. O que fizemos durante todo o Pernambucano prova que não chegamos até a semifinal por acaso. Nosso grupo trabalhou forte e com muita seriedade, apesar de termos sofrido um duro golpe na última temporada”, destacou, lembrando o rebaixamento à Série C.

O goleiro sabe que terá, mais uma vez, um papel fundamental no destino do Salgueiro. Como o Carcará tropeçou diante do Ypiranga na última rodada da fase classificatória, desperdiçou a oportunidade de tomar a vice-liderança - e suas vantagens - das mãos dos tricolores. Assim, é fundamental que os sertanejos construam uma boa vantagem, se querem chegar no Arruda com boas chances de avançar à final. “Teremos uma semana inteira para trabalhar. E mais importante do que as questões técnicas e táticas, teremos que trabalhar a questão psicológica”, argumentou. Luciano conta que sua identificação com a cidade vai além do lado profissional. “Moro aqui em Salgueiro desde 2005. Eu vi essa cidade crescer e tenho muito orgulho de fazer parte dessa história. Sei que dei minha contribuição pela reação dos moradores da cidade comigo.”

Ficha
Nome: Luciano R. Nascimento
Idade: 28 anos
Naturalidade: Xique-xique-BA
Altura: 1,90m
Peso: 86 kg

21 jogos

18 gols sofridos
0,85 jogo


Ponto Forte
A principal virtude de Luciano é a sua tranquilidade. Mesmo diante de pressão, o goleiro costuma passar segurança aos companheiros.

Ponto Fraco
Apesar de praticar defesas arrojadas em chutes de média e longa distância, Luciano não tem um grande desempenho na saída de bola.