PERNAMBUCANO

Velhos conhecidos, Bala e Rosembrick voltam a se encontrar em outro momento da carreira

Jogadores vão estrear no Estadual por América e Ypiranga, respectivamente

postado em 18/01/2015 09:00 / atualizado em 16/01/2015 22:27

João de Andrade Neto /Superesportes

Celso Ishigami/DP/D.A Press
Uma parceria que resultou em títulos e polêmicas. Sucesso e decadência. E uma amizade que transcendeu os limites do gramado. Juntos ou separados, Carlinhos Bala e Rosembrick conheceram as duas faces do futebol. E, ao seu modo, fizeram história. Quase sempre tendo como base o antagonismo. Uma espécie de “ame-os ou deixe-os”. Neste domingo, a dupla volta a se reencontrar. Dessa vez em lados opostos. E se, aos 35 anos, já não carregam o brilho de anos atrás, seguem como protagonistas. De América e Ypiranga. Lanterna e antepenúltimo colocado do primeiro turno do Estadual. O duelo marcado às 15h, nos Aflitos, será a estreia de Bala no alviverde e de Rosembrick na Máquina de Costura.

Os dois preferem não dar ao jogo qualquer peso especial. Até porque essa não será a primeira vez que ele se enfrentam. Nas quatro anteriores, foram dois empates e duas vitórias de Bala. Mas a partida não deixará de ser um reencontro. “Faz muito tempo que não falo com ele. Mas Rosembrick é o maior amigo que eu fiz no futebol. De ir na minha casa para almoçar”, afirmou Bala. Amizade como qualquer outra. Com elogios e também algumas brigas.

“Rosembrick é um jogador diferenciado. Um dos melhores jogadores do Brasil. E a parte técnica ele não desaprende. Se não fosse a cabeça…”, destaca Bala. “Algumas coisas que o povo e a imprensa comentam sobre ele não são verdade, mas ele também errou e teve sua parcela de culpa. Tem coisas que ele fez que ninguém entende e só ele pode responder. No Sport (em 2007) dei alguns conselhos e ele não seguiu. Acabou dispensado. Eu fiquei três anos”, recorda Carlinhos Bala.

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
Sempre arredio com a imprensa, Rosembrick prefere não falar do passado e se diz feliz no Ypiranga. Sobre Bala, apenas elogios. “Ele é mais do que um amigo, é um irmão. E como todo irmão, de vez em quando a gente briga. Mas ele merece tudo o que conquistou no futebol”, afirmou o “Mago” da bola. “Estou vivendo o meu auge. De que adianta estar no Palmeiras cercado de pessoas falsas? Prefiro estar feliz aqui no Ypiranga”, avaliou.

Sobre o reencontro com o amigo Bala, Rosembrick prefere fazer planos apenas para depois da partida. “Faz tempo que a gente não se vê. Depois do jogo quem sabe não saímos para jantar?”, destacou. E a depender dessa dupla, esse jantar promete...

Novos planos

Apesar de estarem defendendo América e Ypiranga, Bala e Rosembrick já tem seus futuros definidos após o Estadual. Carlinhos tem um pré-contrato assinado com o Batatais para dsputar a Série A2 do Campeonato Paulista, já o meia garante retornar ao Fast Club, de Manaus.


Alexandre Gondim/DP

Linha do tempo

2004

Bala e Rosembrick chegam para atuar juntos pela primeira vez no Santa Cruz. Era o início da parceria e da amizade. No ano seguinte, os dois conquistariam o Estadual e o acesso à Série A. Era o auge da dupla.

2006

Valorizados, os dois são negociados pelo Santa Cruz. Carlinhos Bala vai para o Cruzeiro, após o vice do Pernambucano. Já o destino de Rosembrick é o Palmeiras.

2007

A dupla volta a se reencontrar. Dessa vez no Sport e para conquistar o Estadual. Porém, dessa vez, apenas com Carlinhos Bala conseguindo brilhar. No ano seguinte seria destaque no título da Copa do Brasil. Já Rosembrick, sem conseguir boas atuações, seria dispensado.

2010

A dupla se enfrenta pela primeira vez. No empate por 2 a 2 entre Ypiranga e Náutico, Bala marcou os dois gols alvirrubros e Rosembrick um dos tentos da Máquina de Costura. No jogo de volta, pelo segundo turno, novo empate. Dessa vez por 4 a 4 nos Aflitos, com Bala marcando mais dois pelo Timbu e Rosembrick mais um pelo alviazulino.

2011

Novo confronto entre os dois. Dessa vez com camisas diferentes, com Bala de volta ao Sport e Rosembrick, agora defendendo o Central e começando na reserva. Vitória do Leão por 2 a 1, na Ilha (sem gols de nenhum dos dois).

2012

Último duelo entre os dois. E nova vitória de Bala sobre o amigo. com o Santa Cruz fazendo 3 a 2 no Araripina. Carlinhos fez um dos tentos corais. Rosembrick, titular do Bode, passou em branco. Bala levantaria ainda seu último Pernambucano. Na reserva, Bala conquistaria seu último Pernambucano.

2013

No ano do centenário do Centro Limoeirense, a dupla é contratada como “presente de aniversário” do clube e volta a atuar junta após seis anos. No entanto, o retorno não rende frutos ao time do interior, que não consegue o acesso à Série A1 do Pernambucano.

2014
Carlinhos Bala é contratado pelo Fast Club, de Manaus, e indica a o amigo Rosembrick, que também é contratado. A dupla termina com o vice-campeonato amazonense, sendo destaque da equipe. Bala é vice-artilheiro do estadual, com oito gols. Rosembrick marca quatro.


A rodada

15h

América x Ypiranga

Central x Serra Talhada

16h

Pesqueira x Atlético Pernambucano

Vera Cruz x Porto