Náutico

PE2014

Primeiro passo alvirrubro para o fim do incômodo jejum

Timbu inicia confrontos com o Carcará em Salgueiro sonhando em acabar com seca de títulos

postado em 05/04/2014 17:00 / atualizado em 05/04/2014 14:58

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Blenda Souto Maior/DP/D.A Press
A busca alvirrubra pelo título que encerraria o incômodo jejum de 10 anos ganha novo episódio a partir das 16h, quando o Náutico encara o Salgueiro, no Cornélio de Barros, no encontro inicial do duelo válido pelas semifinais do Pernambucano. E mesmo em meio ao pesadelo dos desfalques, não faltam motivos para justificar o otimismo – ainda que tímido – de seus torcedores. Além de o Timbu ter avançado à esta fase como o melhor time do Hexagonal, é a primeira vez que a equipe se livra de um clássico nas semis, desde a adoção do modelo, em 2010.

 

O primeiro ano do formato de semifinais, por sinal, foi a última vez em que o Náutico chegou à decisão do Estadual. Naquela ocasião, o Timbu eliminou o Santa Cruz nas semis, para depois ver o Sport reverter a vantagem construída no jogo dos Aflitos. Desde então, os alvirrubros vêm sendo eliminados nos primeiros confrontos decisivos. Em 2011 e 2012 pelo Leão e ano passado, pelos tricolores.


Evitar o desgaste proveniente de dois clássicos antes de entrar na decisão pode fazer a diferença. Principalmente, depois de um início de temporada tão extenuante como este. Ainda assim, o técnico Lisca chama a atenção para a necessidade de sua equipe não se descuidar. “O Salgueiro tem um time guerreiro, que tem (Fabrício) Ceará como referência. Uma equipe que tem um poder de variação tática e que é bem agressiva, principalmente nos jogos em casa. Mas há pontos fracos também a serem explorados. Não vamos falar nada sobre isso, claro, para não alertar o Cícero”, destacou o comandante alvirrubro.


Mas o Carcará não será o único adversário do Náutico esta tarde. O clima do sertão pernambucano também é motivo de preocupação entre membros da comissão técnica e o elenco. “O Salgueiro é uma equipe que se movimenta muito e faz valer o fator casa e o fator temperatura. O jogo vai ser à tarde. Naquela partida, a noite, já estava quente. Imagine desta vez”, ressaltou Lisca.

Salgueiro
Luciano; Marcos Tamandaré, Aylton Alemão, Ranieri e Pery; Pio, Moreilândia, Vitor Caicó e Anderson Paraíba; Kanu e Fabrício Ceará.
Técnico: Cícero Monteiro.

Náutico
Alessandro; Jackson, Flávio, William Alves e Gerley; Dê, Elicarlos (Yuri), Roberson e Zé Mário; Paulo Júnior (Yuri) e Marcelinho.
Técnico: Lisca.

Local: Estádio Cornélio de Barros, em Salgueiro.
Hora: 16h.
Árbitro: Sebastião Rufino Filho (PE).
Assistentes: Clóvis Amaral (PE) e Bruno César Vieira (PE).

O Timbu no mata-mata estadual

 

2010
Semifinais
Santa Cruz 0 x 0 Náutico
Náutico 1 x 0 Santa Cruz

Final
Náutico 3 x 2 Sport
Sport 1 x 0 Náutico

2011
Semifinais
Sport 3 x 1 Náutico
Náutico 3 x 2 Sport

2012
Semifinais
Náutico 1 x 2 Sport
Sport 0 x 0 Náutico

2013
Semifinais
Santa Cruz 1 x 0 Náutico
Náutico 2 x 1 Santa Cruz