Náutico

Empate

Na raça, Náutico supera limitações e busca empate contra o Bragantino

Em 25 minutos, alvirrubros tiraram diferença de dois gols e empataram em 2 a 2 no interior paulista, na estreia da Série B

postado em 19/04/2014 18:21 / atualizado em 19/04/2014 19:08

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

LUIS MOURA/Estadão Conteúdo
É verdade que o pensamento do Náutico se encontra na final do Campeonato Pernambucano. Por isso, o alvirrubro colocou um time reserva, formado por cinco jovens vindos da base do clube, para enfrentar o Bragantino, fora de casa. Aproveitando a oportunidade dada por Lisca, os reservas do Náutico buscaram mostrar serviço. Apesar de todas as limitações técnicas vistas em campo, o Timbu teve maior volume de jogo e mais posse de bola. Com força e sem se entregar, o Náutico foi atrás do empate depois de estar perdendo por 2 a 0. E, no último lance do jogo, o Timbu chegou à igualdade. O 2 a 2, ao final, fez justiça à entrega alvirrubra.

Os reservas alvirrubros começaram bem. Com menos de um minuto, João Ananias criou o primeiro lance de perigo, desviando bola cruzada. Depois disso, porém, os alvirrubros viram o Bragantino equilibrar a partida e os pernambucanos ficaram 19 minutos sem chutar em gol, quando Hugo arriscou de fora da área, mas a bola passou muito por cima do gol de Leandro.

Enquanto os alvirrubros demonstravam dificuldades para chegar à área do Bragantino, os paulistas criavam suas chances. O goleiro Alessandro, com uma sucessão de boas defesas, ia garantindo o empate no placar. Aos 6 minutos, salvou de forma milagrosa após forte chute de Gustavo. O meia voltou a assustar aos 14, mas o goleiro timbu mostrou novamente segurança.

Aos 28, finalmente, uma boa chance do Náutico. Hugo penetrou na área e bateu cruzado. Gustavo Henrique, porém, não chegou a tempo para encostar para o gol. O equilíbrio, contudo, imperava. Quatro minutos depois, o Bragantino forçou Alessandro a mais uma boa defesa. Nos minutos finais, o Timbu foi para cima em busca do primeiro gol. Hugo e William Alves tiveram na cabeça a oportunidade de abrir o placar, após dois bons cruzamentos de Izaldo.

O castigo veio na sequência. Aos 48, já depois do tempo que o árbitro Alinor Silva da Paixão havia prometido para os acréscimos, Pará cobrou uma falta na lateral do campo e Tássio se antecipou à marcação de William Alves para cabecear forte. Sem chances para Alessandro. No cair dos panos, o Bragantino abria o placar: 1 a 0.

Empate fez justiça
O Náutico voltou para o segundo tempo com duas substituições. Leleu e Renato entraram para o lugar de Izaldo e Geovane. Com as mudanças, o Timbu melhorou no segundo tempo, tendo maior volume de jogo, trocando bem a bola até chegar à intermediária adversária. A grande dificuldade, entretanto, era a penetração na área do Bragantino. Embora dominasse a posse da bola, o Náutico era incapaz de criar perigo, limitado por sua própria deficiência técnica.

Com o Timbu lançado ao ataque, tentando chegar ao empate, o Bragantino soube se aproveitar para puxar contra-ataques. O primeiro parou nas mãos do atento Alessandro, que tirou a bola dos pés de Gustavo. Aos 22, porém, o goleiro alvirrubro nada pôde fazer. Léo Jaime fez boa jogada, invadiu a área e chutou. Alessandro ainda espalmou, mas sem êxito. O Bragantino ampliava sua vantagem no placar.

O segundo gol do Bragantino, entretanto, não fez os alvirrubros baixarem seu ritmo. Mantendo o domínio das ações do jogo, o Náutico finalmente penetrou a área adversária e viu João Ananias ser derrubado. Pênalti que Hugo foi chamado para a cobrança e não desperdiçou, diminuindo o prejuízo alvirrubro.

Sempre acreditando e sem desistir do jogo em momento algum, o time alvirrubro se manteve em cima do Bragantino, em busca da igualdade. E a persistência e perseverança timbu foi gratificado já nos acréscimos. Aos 46, Leleu mandou belo chute na entrada da área. Sem chances para Leandro. Mesmo com os reservas, o Náutico volta para o Recife com um ponto na bagagem.

Ficha técnica

Bragantino 2
Leandro; Gedeílson, Alex, Guilherme Mattis e Pará; Yago, Francesco, Fabiano (Robertinho / 18’ 2º T)) e Gustavo; Léo Jaime e Tássio (Paulinho / 40’ 2º T). Técnico: Marcelo Veiga.

Náutico 2
Alessandro; João Ananias, Diego, William Alves e Izaldo (Leleu / intervalo); Possebon, Gustavo Henrique, Roberson (Hélder Maurílio / 29’ 2º T) e Liniker; Hugo e Geovane (Renato / intervalo). Técnico: Lisca.

 

Local: Nabi Abi Chedid (Bragança Paulista-SP)
Arbitragem: Alinor Silva da Paixão (MT)
Auxiliares: José Roberto Larroyd (SC) e Fernanda Colombo Uliana (SC)
Gols: Tássio (aos 48min do 1º T) e Léo Jaime (aos 23min do 2º T) (B); Hugo (aos 26min 2º T) e Leleu (aos 46min 2º T) (N)
Cartões amarelos: Alex, Francesco (Bragantino); Liniker, Izaldo, Gustavo Henrique (Náutico)