Náutico

NÁUTICO

Pensando jogo a jogo, Náutico vai a São Luís enfrentar Sampaio Corrêa, de Lisca

Técnico timbu acredita que não adianta mais perder tempo com cálculos

postado em 18/10/2014 00:10

Celso Ishigami /Diario de Pernambuco

Ricardo Fernandes/DP/D.A Press
O discurso do “pensar jogo a jogo” está bem consolidado no elenco alvirrubro. A justificativa do mentor da estratégia, o técnico Dado Cavalcanti, é que não adianta perder tempo fazendo contas quando, de acordo com projeção baseada em edições anteriores da Série B, o Náutico precisa vencer sete dos nove jogos restantes para garantir o acesso. Mas nada apaga o fato de o Timbu iniciar hoje uma sequência de dois jogos fora de casa. A contragosto, o treinador admitiu que voltar da excursão com quatro pontos na bagagem manteria o time vivo na briga por uma das quatro vagas. O primeiro compromisso é com o Sampaio Corrêa, que perdeu apenas um jogo como mandante em 2014.

Mas, apesar desse retrospecto, uma análise mais cuidadosa mostra que o Sampaio não é um bicho-papão quando joga em seus domínios. Apesar de ter perdido somente uma partida (na estreia da Série B, para o Paraná), a Bolívia Querida soma oito empates, o que a deixa atrás do próprio Náutico na relação de melhores mandantes da competição. Além disso, o Timbu soma quatro triunfos (América-MG, Luverdense, Vila Nova e Avaí) longe de seus domínios. “Voltar com quatro pontos não seria nada mal. Mas ganhar do Sampaio é o fundamental. Depois, é recuperar o time e pensar no próximo compromisso. Por enquanto, o foco é o Sampaio”, resume Dado.

Preocupado com o fato de o Sampaio ser comandado por Lisca, primeiro técnico do Náutico na temporada, Dado cercou-se de algumas precauções. Diferentemente de outras oportunidades, o comandante alvirrubro fez segredo sobre a escalação, realizando, inclusive, um treino secreto. Uma subsituição, porém, parece definida: Neílson na vaga do suspenso Rafael Cruz na lateral direita. “Ouvi dizer que o campo é muito pesado e que eles costumam apertar no segundo tempo. Além disso, Lisca deve dar a vida pra ganhar da gente. Mas do nosso lado não vai ser diferente. Estamos pensando somente nesse jogo. É uma briga direta pelo acesso”, cravou Neílson.

Sampaio Corrêa
Para encarar o Náutico, hoje, o Sampaio estará desfalcado na beira do gramado e dentro das quatro linhas. Além da suspensão do técnico Lisca, o volante Eloir teve uma lesão muscular e passará pelo menos duas semanas afastado dos gramados. O mais cotado para substituir Eloir era Valber, mas o jogador apresentou desconforto muscular e também ficará de fora da partida. Quem deve ocupar a vaga no time titular é Marino. O atacante Edgar foi suspenso pelo STJD e também não estará a disposição para esta partida.

O Sampaio Corrêa como mandante
5 vitórias, 8 empates e 1 derrota

O Náutico como visitante
4 vitórias, 4 empates e 6 derrotas

Sampaio Corrêa
Rodrigo Ramos; Toti, Mimica, Edimar e Gilton; Jonas, Uillian Corrêa, Marino e Cascata; Pimentinha e Willian Paulista. Técnico: Jorge D'elorenze.

Náutico
Júlio César; Neílson, William Alves, Renato Chaves e Raí; João Ananias, Paulinho e Vinícius; Bruno Furlan, Sassá e Tadeu. Técnico: Dado Cavalcanti.

Local: Estádio Castelão (São Luís-MA).
Hora: 16h10.
Árbitro: Edivaldo Elias da Silva (PR).
Assistentes: Bruno Boschilia (Fifa-PR) e Jander Rodrigues Lopes (AM).