Náutico

NÁUTICO

O efeito Lisca mudou o Náutico em pouco tempo

Estilo de trabalho do treinador motiva jogadores e funcionários do clube

postado em 21/05/2015 08:05 / atualizado em 21/05/2015 08:16

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Julio Jacobina/DP/D.A Press
Quando o ano começa para o futebol, o discurso dos treinadores é quase uníssono. Não dá para esperar muito do time, pois os jogadores estão vindo de férias e que ao menos dois ou três meses são necessários para que a equipe fique do modo que o comandante deseja. Lisca não pode falar isso. Assumiu o time do Náutico - e o desafio - no meio da Copa do Nordeste e do Campeonato Pernambucano. Não conseguiu a classificação nas duas competições, mas, passados mais de dois meses no comando da equipe, o clube vive um dos seus melhores momentos recentemente graças ao empenho do técnico. 

Com trabalho sério dentro e fora de campo, já que todas as contratações tiveram o seu dedo, Lisca conquistou o elenco por meio do seu modo de trabalhar. Com a adição de apenas sete peças mudou completamente o momento da equipe. O ápice aconteceu após a vitória sobre o Criciúma, quando clube assumiu a liderança da Série B e Lisca ainda comemorou dançando junto à torcida. Prova que os momentos sombrios que rondaram o Náutico após as decepcionantes campanhas no Estadual e no Regional já foram enterradas. 

“O trabalho dele é diferente, é muito bom. Ele dificilmente repete um treino. Não é querendo puxar o saco, mas ele é o cara mais inteligente que já trabalhei. Taticamente, ano passado, ele já colocou um estilo de jogo diferente, que por sinal é o mesmo desse ano, e organização faz diferença no jogo. Um time organizado pode ser até abaixo tecnicamente do adversário, mas a organização às vezes prevalece. Não é só os jogadores que mudaram, pois quem começou essas partidas sem tomar gols foi Niel, Diego, Piauí e a gente não tomou gol porque tivemos um padrão de jogo. Que siga assim”, pregou Pedro Carmona.

O lado folclórico e brincalhão do treinador fica limitado às entrevistas e ao contato com a torcida. Em campo ele cobra os atletas até demais, mas os jogadores sabem que o que ele faz fora das quatro linhas é para o bem do clube e do time. “Isso aí (motivação) ele não mistura muito. Essa coisa dele de vibração ele demonstra no vestiário.  Às vezes grita, fala, mas depende do momento, O que aconteceu ontem (terça-feira) foi muito legal e ele quer chamar o torcedor pra perto da gente. A gente precisa do estádio cheio, mas sabemos que só o resultado faz isso acontecer”, reiterou Carmona.

Funcionários também atingidos pelo efeito Lisca
Quando chegou a clube em 2014 Lisca chegou a ter alguns atritos com funcionários do clube, mas nesta temporada voltou outro treinador. Na coletiva após a vitória sobre o Criciúma fez questão de lembrar do aniversário de um do roupeiros e agradecer o apoio de todos os funcionários nesta virada dentro do clube. Sinal de que realmente os tempos mudaram para o Timbu. “Lisca é um dos melhores técnios que trabalhei. Ele tem essa questão da vontade e vencer e de implementar um trabalho com objetivos claros e definidos. Ele tem esse carisma com o grupo e quando ele casa essa qualidade técnica com essa vontade tudo em torno se engrandece”, revelou o preparado físico Ricardo Seguins.

A mudança do Timbu
Antes de Lisca
10 jogos
5 empates
3 derrotas
2 vitórias
14 gols marcados
12 gols sofridos
36% de aproveitamento

Depois de Lisca
12 jogos
16 gols marcados
11 gols sofridos
1 empate
3 derrotas
8 vitórias
69% de aproveitamento
{'id_site': 18, 'imagem_destaque': 'ns18/app/foto_12711703576/2015/05/20/1191/20150520115742111009i.jpeg', 'id_content': 3107053L, 'url': 'https://www.pe.superesportes.com.br/app/18,46/2015/05/20/galeria_nautico,1191/dancinha-subida-no-alambrado-e-desabafo-com-taxista-lisca-acumula-historico-de-irreverencia-no-nautico.shtml', 'titulo_destaque': 'Dancinha, subida no alambrado e desabafo com taxista: Lisca acumula hist\xf3rico de irrever\xeancia no N\xe1utico', 'id_pk': 1191L, 'id_conteudo': 3107053L, 'id_aplicativo': 7, 'meta_type': 'foto', 'titulo': 'Dancinha, subida no alambrado e desabafo com taxista: Lisca acumula hist\xf3rico de irrever\xeancia no N\xe1utico', 'id_treeapp': 46, 'descricao_destaque': 'Confira imagens que marcam a traget\xf3ria do t\xe9cnico alvirrubro desde a sua primeira passagem no Timbu', 'schema': 'foto_12711703576'}