Náutico

NÁUTICO

Projetando alta temperatura em Lucas do Rio Verde, Náutico fez preparação diferenciada

Preparador explicou o processo que atletas passaram para jogo contra o Luverdense

postado em 21/08/2015 16:44 / atualizado em 21/08/2015 16:43

Rafael Brasileiro /Diario de Pernambuco

Twitter/Náutico
No começo do segundo turno da Série B o Náutico fará duas das mais longas viagens da temporada. Ir até Criciúma e Lucas do Rio Verde não é nada fácil, mas o Timbu está se organizando para fazer destas pequenas maratonas algo menos cansativo para seus atletas. Nesta quinta-feira o Náutico fez a primeira delas ao ir para Lucas do Rio Verde e o caminho foi um pouco mais tranquilo.

Ao invés de ir para Cuiabá e depois realizar uma viagem de quase seis horas até Lucas do Rio Verde, o Timbu desembarcou em Cuiabá, onde pernoitou, e pegou outro voo para Sinop. De lá a viagem de ônibus durou apenas duas horas e o preparador físico Ricardo Seguins teve menos trabalho e pudesse focar em como lidar com o forte calor da cidade. 

“A gente já começou com uma logísitica diferente. Quebramos essa viagem muito longa em duas partes. O clima lá tem uma particularidade e a umidade relativa é muito baixa. É importante que os jogadores estejam muito bem hidratados. Na noite anterior (nesta sexta-feira) da partida já colocaremos algumas toalhas molhadas nos quartos para minimizar o dano da umidade baixa e estamos levando uma suplementação com mais sais minerais”, revelou Seguins.

Ricardo Seguins ainda revelou que o ideal era que os atletas pudessem se hidratar melhor durante a partida, mas já planejou como superar isso. “O ideal seria que pudéssemos ter uma hidratação melhor, mas o futebol nos limita muito. Alguns atletas são chamados a atenção se forem tomar água na beira do gramado. Por isso fazemos uma hidratação antes do jogo e duas horas antes ofertamos a ele 250 ml de água ou uma bebida isotônica a cada 30 minutos”, explicou.

Atletas preocupados desde que a tabela saiu
Quem atua na Série B sabe o quão complicado é atuar em Lucas do Rio Verde e basta a tabela ser divulgada, que os atletas já começam a torcer por mudança. Pelo menos no estádio. Em 2014, o Náutico teve a sorte de não ter que jogar no estádio Passo das Emas e venceu o alviverde na Arena Pantanal.  

“Desde a sexta, sétima rodada já estávamos pensando nisso. Tem que ter todo um trabalho extra-campo. Suplementação, alimentação, preparação física e até com o Lisca estão tomando cuidado. Além das viagens que temos, que são bem longas, temos que ter esse trabalho extra-campo”, comentou João Ananias. 

Além da preparação física dos atletas, outro fator que será colocado em prova será a força do elenco alvirrubro. Com desfalques de peso e com o calor sendo um grande inimigo nesta sábado, o lateral direito Lucas Farias espera que o time utilize sua qualidade para superar o adversário. “Sem dúvida isso é bastante desgastante e sabíamso isso desde o começo e o grupo está preparado para isso aí. É aí que entra o grupo que o Náutico tem. Vamos precisar de todo mundo e quem estiver fora tem que estar preparado para dar conta do recado”, pontuou.