Náutico

NÁUTICO

Rafael Pereira espera aproveitar oportunidade para se firmar como zagueiro no Náutico

Desde sua chegada, defensor tem alternado entre posição de origem e a lateral direita

postado em 03/05/2016 08:21 / atualizado em 03/05/2016 08:23

Emanuel Leite Jr. /Especial para o Diario

Rafael Brasileiro/DP
Para a decisão do terceiro lugar do Campeonato Pernambucano, que se inicia nesta quarta-feira, o Náutico tem um desfalque de peso. Um dos destaques do time no Estadual, o zagueiro e artilheiro do time Ronaldo Alves, que se lesionou na comemoração de seu gol na partida de volta contra o Santa Cruz, vai ficar, pelo menos, 10 dias de fora. Oportunidade para Rafael Pereira voltar a ter uma sequência em sua posição de origem. O defensor, que na derrota de virada para o Tricolor foi titular na zaga, tem presença garantida na sua função predileta contra o Salgueiro. E espera aproveitar esta chance para mostrar ao técnico Alexandre Gallo que tem condições de se firmar na posição.

Contratado pelo Náutico no decorrer da Série B do ano passado, Rafael Pereira estreou com a camisa alvirrubra no dia 25 de julho. Entrou no segundo tempo do confronto com o Vitória, para marcar, quatro minutos depois, o gol da vitória timbu. Desde então, o defensor fez mais 19 jogos na segundona. Ainda sob o comando de Lisca, sempre como zagueiro - foram sete jogos, cinco deles, entretanto, atuando em um sistema com três zagueiros. Com Gilmar Dal Pozzo, e já em uma linha de quatro defensores, atuou em sua função de origem nas seis primeiras partidas do, então, novo comandante.

Na reta final da Série B, contudo, Dal Pozzo encontrou aquela que viria a ser sua formação defensiva ideal. Com uma linha de quatro bem postada atrás, a zaga alvirrubra passaria a ser formada por Rafael Pereira (na lateral direita), Ronaldo Alves, Fabiano Eller e Gastón. Foi assim que o time atuou nas últimas sete rodadas da segundona.

Com a base do sistema defensivo mantida para o início da temporada 2016 e tendo que mudar diversas peças do meio de campo para a frente, Dal Pozzo optou, no começo deste ano, pela manutenção da linha de quatro que considerava consistente. Assim, Rafael Pereira se tornaria o lateral direito “titular” do Náutico - atuando nesta função em sete das 10 partidas do time no Campeonato Pernambucano.

A chegada do lateral direito Walber ameaçou a titularidade de Rafael Pereira. O defensor, entretanto, viria a ter oportunidades em sua posição de origem por questões circunstanciais - como a poupança de Fabiano Eller na partida de ida da primeira fase da Copa do Brasil ou a suspensão de Ronaldo Alves na última rodada do hexagonal, contra o Salgueiro. Contra o Santa Cruz, na partida de volta da semifinal, Rafael Pereira ganharia a vaga do criticado Eller (que falhara no jogo de ida, no Arruda).

Agora, já sob o comando de Alexandre Gallo, Rafael Pereira vai poder ter uma sequência como zagueiro. Isso porque Ronaldo Alves está lesionado. E o jogador espera a chance para mostrar ao novo treinador que tem condições de atuar na função que prefere jogar. “É minha posição de origem, em que me sinto melhor. Então, vou tentar dar uma sequência boa nos trabalhos para que eu possa exercer mais essa função de zagueiro nos próximos jogos”, declarou.

NÚMEROS

31
jogos pelo Náutico

16
como zagueiro

15
como lateral direito