Náutico

NÁUTICO

Eliminado por irregularidade, Náutico obtém efeito suspensivo da Copa do Brasil sub-20

Volante Samuel enfrentou o Corinthians, mas ainda estava suspenso; Clube ainda pode recorrer, segundo coordenador de futebol do time

postado em 24/04/2017 17:20 / atualizado em 24/04/2017 20:57

Léo Lemos/Náutico
Após bom início da campanha na Copa do Brasil sub-20, com a histórica eliminação do Corinthians, atual campeão da Copa São Paulo de Juniores, o Náutico sofreu um baque. Antes mesmo da segunda partida da 2ª fase, contra a Chapecoense, que seria disputada nesta quarta-feira, em Santa Catarina, o Timbu foi eliminado da competição por ter escalado o volante Samuel de forma irregular. O STJD julgou o caso nesta segunda-feira, mas ainda há esperança de reversão da situação. 

“Ficamos sabendo da eliminação após o julgamento de hoje (segunda-feira). O advogado (Osvaldo Sestário) nos confirmou a eliminação. Ele falou que iria para o pleno, mas agora está a critério da direção e do advogado para saber se teremos como recorrer”, lamentou o coordenador de futebol Mauro Branco.

Samuel, atleta que veio do Guaratinguetá, havia sido expulso na derrota para a Portuguesa por 3 a 1 na 17ª rodada da Série C de 2016. Cumpriu a suspensão automática na 18ª rodada, mas pegou duas partidas de suspensão. O atleta ficou devendo um jogo de gancho e deveria cumprir na primeira partida entre Náutico e Corinthians realizada no Arruda, no último dia 5 de abril. O atleta não foi nem relacionado, mas não por conta da punição e sim porque seu nome só foi publicado no Boletim Informativo Diário (BID) no dia da partida, situação que não lhe dá condições de jogo, já que a publicação precisa ocorrer ao menos na véspera da partida. 

Samuel foi escalado na partida de volta, quando o Timbu venceu o Timão por 2 a 0, na Arena Barueri, e como estava suspenso a irregularidade foi caracterizada. Nas disputas de jogos das Séries A e B, existe um sistema que impede que isso aconteça, mas na Copa do Brasil sub-20 ainda não. O que o clube faz, o que é uma rotina nas contratações alvirrubras, é consultar a CBF sobre a situação do atleta. De acordo com Mauro Branco, o clube irá atrás dessa resposta e o departamento jurídico poderá utilizá-la como defesa. 

“Nesses jogos que vínhamos fazendo não sabíamos disso. Ninguém do clube sabia. É procedimento do clube solicitar a consulta a CBF e vamos buscar aqui nos registros ainda para repassar para o jurídico”, explicou Mauro. 

O departamento jurídico alvirrubro ainda espera a notificação da eliminação e Osvaldo Sestário, o advogado do clube no caso, ainda aguarda um posicionamento da CBF sobre a viagem do elenco alvirrubro, que enfrentaria a Chapecoense nesta quarta-feira na Arena Condá após empatar por 0 a 0 no Arruda. “Cabe recurso e estamos aguardando a definição do adiamento da viagem ou não. Não posso revelar como faremos a defesa, mas existe possibilidade de revertemos a situação’, explicou o advogado.  

ATUALIZAÇÃO - 18h08
O Náutico obteve o efeito suspensivo no fim da tarde desta segunda-feira e a partida de volta entre Náutico e Chapecoense só deve ocorrer após o dia 11 de maio, quando o pleno do STJD se reunirá. "O efeito suspensivo só dura até o pleno se reunir novamente e isso deve ocorrer no próximo dia 11 de maio", explicou Osvaldo Sestário, que ainda confirmou que apenas esta partida está suspensa. "Não é a rodada toda, mas apenas essa partida que está suspensa."