Náutico

NÁUTICO

Novo vice-presidente de futebol do Náutico revela bastidores do seu retorno ao clube

Emerson Barbosa explicou como foi conversa com atletas e foco é solucionar pagamentos atrasados

postado em 27/04/2017 20:10 / atualizado em 27/04/2017 20:12

Nando Chiappetta/DP
Enquanto a imprensa registrava o comunicado dos jogadores do Náutico da paralisação das atividades nesta quinta-feira, o presidente Ivan Brondi acabava de tomar uma decisão. Após os dirigentes de futebol colocarem o cargo à disposição, o mandatário aceitou a saída e iniciou a reformulação do departamento. Emerson Barbosa, que havia se reunido com Brondi na noite anterior, recebeu a ligação que confirmava o seu retorno e já tinha a primeira crise para administrar. 

Ao chegar no CT Wilson Campos, Barbosa foi até ao auditório na companhia de Ivan Brondi, se apresentou aos atletas que não o conheciam e começou a tentar apagar o incêndio criado pelos atrasos de salários. Encontrou um grupo que procurava respostas que não achava há algum tempo. 

“Na realidade os jogadores estavam sentindo uma falta de direcionamento. Quando começa especulação de que haverá mudanças, eles são os primeiros a saberem. Como existia uma promessa de pagamento e isso não se concretizou eles queriam saber o que iria ocorrer. O presidente me fez o convite ontem (quarta-feira) e ainda não estava nada oficializado. Ele me ligou, oficializou, explicou essa situação e fui para o CT.  Fui confirmado quase às 16h e não podia me furtar de vir. Não participei das últimas reuniões. Toda a diretoria colocou o cargo à disposição e começou a reformulação. Eles acreditavam que era o momento de deixar o presidente mais à vontade”, revelou Barbosa. 

Sem mais nenhum diretor no departamento, Emerson agora procura quem deseja lhe ajudar no novo desafio. Não confirmou nomes, mas já fez convites e se sabe que um dos nomes é Zeca Cavalcanti. Porém, ele quer que todos com quem conversou pensem com atenção no assunto. “A direção ainda não está fechada. Ainda não temos definições. Daqui para amanhã tenha essas definições. As pessoas precisam sempre de um tempo para avaliar e para pensar. A situação do Náutico é difícil do ponto de vista financeiro. Estamos aguardando as respostas”, confirmou. 

A chegada de um diretor de futebol remunerado poderia ser um auxílio para profissionalizar o departamento, mas neste momento Barbosa não enxerga isso como uma possibilidade. A palavra de ordem é poupar de qualquer modo. “Para o momento não temos esse pensamento. Estamos realmente pensando o contrário. Estamos pensando em ter austeridade. No momento precisamos restabelecer a tranquilidade do elenco e tentar deixar em dia o mais rápido possível”, explicou.

Os salários atrasados, logicamente, foram o principal assunto da reunião com o elenco e Barbosa não fez promessas. O único comprometimento do dirigente foi que traria ao grupo o que deve entrar de verba no clube nos próximos dias e planejar algum modo de pagar ao elenco. “Prometi que iria fazer um levantamento financeiro e levar para o elenco. Vamos ver o que temos de verba para termos as perspectivas de datas de entrada de recursos. Já tenho um número macro das principais fontes e vou conversar com o departamento financeiro”.

Para finalizar a angústia dos atletas, o novo vice-presidente de futebol ainda confirmou que não pensa em contratações neste momento. A chegada de qualquer atleta é algo que não será discutido até que a dívida com o elenco seja solucionada. “Contratações por enquanto estão totalmente descartadas. Temos que focar nesse jogo do Santa Cruz. Precisamos dessa classificação para a Copa do Nordeste para começarmos a Série B bem”.