Náutico

NÁUTICO

Náutico tenta contrariar a lógica para pontuar em jogo contra o Paraná Clube, em Curitiba

Com desfalques na zaga, alvirrubros tentarão se recuperar de derrota para o Inter, em Caruaru, contra melhor mandante e time do returno da Série B

postado em 26/09/2017 07:50 / atualizado em 26/09/2017 07:55

Ricardo Fernandes/DP
Imerso na zona de rebaixamento desde a segunda rodada e a oito pontos do primeiro time fora do Z4, o Náutico vai precisar fazer algo inesperado se quiser seguir alimentando a chance de permanecer na Série B em 2018. Somar pontos que poucos acreditam. Dentro desse cenário, a partida desta terça-feira, às 20h30, contra o Paraná Clube, no estádio Durival de Brito, em Curitiba, se encaixa perfeitamente. Afinal, além de estar brigando pelo acesso, na 3ª colocação, o adversário é o melhor time do returno, com 16 pontos, e possui a melhor campanha como mandante na competição, com 80% de aproveitamento. Possui, dessa forma, um favoritismo justificável. Ao Náutico cabe o papel de zebra. De contrariar a lógica. A curto e a longo prazo.

E não bastasse ter um adversário com tantos atributos positivos, o técnico Roberto Fernandes ainda tem problemas para escalar a sua equipe. A começar pela dupla de zaga. Titulares na derrota contra o Internacional, em Caruaru, Aislan e Breno Calixto ficaram no Recife. O primeiro, por ter recebido o terceiro cartão amarelo, enquanto o segundo por ter voltado a sentir uma lesão muscular. Dessa forma, coube ao treinador alvirrubro recorrer à base, com os pratas da casa Feliphe Gabriel, 20 anos, e Rafael Ribeiro, 21, ocupando os espaços vagos. O último, por sinal, fará sua estreia nesta Série B. Em toda temporada, disputou apenas um jogo como profissional, em fevereiro, ainda pelo Campeonato Pernambucano.

Com isso, à exceção do lateral-direito Suelinton, todo o sistema defensivo do Náutico para a partida foi formado no próprio clube, com o goleiro Jefferson e o lateral-esquerdo Manoel completando o setor, que terá uma média de idade de apenas 23,4 anos. Para completar o quadro de dificuldades, no meio de campo o volante Amaral e o meia Giovanni, com cansaço muscular, são dúvidas. 

"Nas últimas semanas em que tivemos uma semana inteira para trabalhar, Amaral e Giovanni eram os jogadores que se apresentavam por último por conta do resquício dos jogos anteriores, por conta de dores musculares. Se o jogo fosse no sábado, eles só começavam a trabalhar na quarta-feira. Vamos ver como estará as condições", explicou Roberto Fernandes, que apesar do cenário negativo, fez questão de manter as esperanças em um resultado positivo.

"Temos que acreditar. Trabalhamos sempre pensando na vitória, em qualquer aspecto. As nossas vitórias em casa são fundamentais, mas não são suficientes. Vamos precisar roubar alguns pontos fora", reforçou o treinador, que desde o seu retorno ao Náutico acumulou apenas derrotas como visitante, diante América-MG, Ceará e Oeste. 

Ficha do jogo

Paraná

Richard; Cristovam, Maidana, Brock e Igor; Leandro Vilela, Gabriel Dias, João Pedro e Renatinho; Vitor Feijão (Robson) e Alemão. Técnico: Matheus Costa

Náutico

Jefferson; Suelinton, Feliphe Gabriel, Rafael Ribeiro e Manoel; Amaral (Willian Schuster), Giovanni (Rafinha) e Diego Miranda (Ávila); Dico, Rafael Oliveira e Iago. Técnico: Roberto Fernandes.

Local: Estádio Durival Brito, em Curitiba
Horário: 20h30
Árbitro: Savio Pereira Sampaio (DF)
Assistentes: Luciano Benevides de Sousa e Ciro Chaban Junqueira (ambos do DF)