Palmeiras

PALMEIRAS

STJD solicita imagens de pisão de Valdivia e pena pode ser de 12 jogos

Súmula da partida denuncia agressão a rubro-negro

postado em 18/09/2014 17:50 / atualizado em 18/09/2014 18:16

Gazeta Press

 
São Paulo — Costumeiramente desfalque por lesões, Valdivia pode ficar fora do Palmeiras por outro motivo. A Procuradoria do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) solicitou imagens do pisão do chileno em Amaral, quando foi expulso no empate diante do Flamengo, nessa quarta-feira, e a punição ao meia pode ser de até 12 rodadas no Campeonato Brasileiro.

O procurador Paulo Schmitt solicitou as imagens para definir em qual artigo do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD) o camisa 10 será enquadrado. O mais provável, segundo Schmitt, é que o jogador mais caro do Verdão seja denunciado por agressão ou jogada violenta.

Caso seu lance seja considerado uma agressão, Valdivia será analisado com base no artigo 254-a, no qual a suspensão varia de quatro a 12 jogos. Se for jogada violenta, o artigo é o 254, com pena de uma a seis partidas. O árbitro Anderson Daronco relatou na súmula que o meia aplicou um “pisão nas nádegas” de Amaral.

Na saída do Pacaembu, cerca de uma hora depois de receber o cartão vermelho, o chileno pediu desculpas pela reação “idiota e infantil”, definida por ele como “cagada”. Ao mesmo tempo, reiterou que sente predisposição do STJD em puni-lo com mais rigor e fez um apelo por pena mais branda.

“Acreditamos muito no Valdivia, é o jogador mais importante do elenco. Quando está em campo, faz muita diferença. Para nós, seria melhor que estivesse em campo o mais rápido possível”, declarou o atacante Cristaldo, escolhido para dar entrevista coletiva nesta quinta-feira, na Academia de Futebol.

O diretor executivo José Carlos Brunoro defendeu Valdivia, culpando o árbitro por enervá-lo, mas o técnico Dorival Júnior cogitou punição interna ao meia. De qualquer forma, o camisa 10 cumprirá suspensão automática contra o Goiás, neste domingo, em Goiânia, e, no treino desta quinta-feira, pouco se esforçou. Participou de parte de um jogo-treino envolvendo reservas e o time sub-20 do clube e nem se empenhou para acertar passes simples.

Liberado antes do período obrigatório para se preparar para a Copa do Mundo, Valdivia foi vendido ao Al Fujairah, dos Emirados Árabes Unidos, pouco após a competição, e passou um mês e meio sem se comunicar com o Verdão, não acertando com os árabes e viajando para a Disney. Quando voltou, machucou a coxa direita em apenas 15 minutos de atuação contra o São Paulo. Precisou de um mês para se recuperar e retornou contra o Flamengo, entrando no intervalo e ficando 37 minutos em campo até ser expulso.