Palmeiras

BRASILEIRÃO

Palmeiras pede que CBF afaste árbitro do empate diante do Flamengo

Árbitro teria deixado de marcar pênalti a favor do Verdão e ainda valiou gol do Flamengo após Eduardo da Silva conduzir bola com a mão

postado em 19/09/2014 21:23

Gazeta Press

Valdivia já foi punido pela expulsão contra o Flamengo, mas o Palmeiras quer mais do que desdobramentos internos por conta do que ocorreu no empate de quarta-feira. O clube protocolou pedido na Confederação Brasileira de Futebol (CBF) para que sejam afastados o árbitro gaúcho Anderson Daronco e todos os seus assistentes na partida no Pacaembu.

Rodrigo Gazzanel/Futura Press


“A intenção da Sociedade Esportiva Palmeiras é que os árbitros envolvidos na partida possam ser submetidos a um período de reciclagem, estudos e aprimoramento profissional, para evitar que cometam novos erros e influenciem resultados de outras partidas, considerando que o Campeonato Brasileiro é a competição de maior relevância no País”, informa o clube em nota oficial.

A solicitação é para “afastamento e reciclagem” não só de Daronco, mas também dos assistentes José Javel Silveira e José Eduardo Calza e dos assistentes adicionais: Fabricio Neves Correa e Luis Teixeira Rocha, que ficaram atrás dos gols. Todos são filiados da Federação Gaúcha de Futebol.

O presidente Paulo Nobre também manifestou sua insatisfação em reunião na Federação Paulista de Futebol com Marco Polo Del Nero, presidente da entidade e mandatário eleito para assumir a presidência da CBF a partir do ano que vem.

Após o jogo, o diretor executivo José Carlos Brunoro já tinha qualificado a arbitragem como “ridícula”, a ponto de culpar Daronco por “enervar” Valdivia, justificando o pisão do chileno em Amaral. O Palmeiras, na nota oficial desta sexta-feira, considerou a atuação do juiz “duramente criticada por sua conduta técnica”.

Os maiores questionamentos são em relação ao toque de mão na bola que o próprio atacante Eduardo da Silva admitiu no segundo gol do Flamengo e, minutos depois, por choque de João Paulo em Henrique no qual, segundo o Verdão, deveria ser marcado pênalti para o Palmeiras. Os dois lances ocorreram no primeiro tempo.

Confira a íntegra da nota oficial do Palmeiras:

“A Sociedade Esportiva Palmeiras protocolou na tarde desta sexta-feira (19) um pedido de afastamento e reciclagem do árbitro Anderson Daronco, que apitou a partida entre Palmeiras e Flamengo, na última quarta-feira (17), pela 22ª rodada do Campeonato Brasileiro. O presidente Paulo Nobre compareceu à Federação Paulista de Futebol (FPF), entidade que representa os clubes de São Paulo na Confederação Brasileira de Futebol (CBF), e reuniu-se pessoalmente com o presidente Marco Polo Del Nero para manifestar sua insatisfação.

Na partida em questão, que terminou empatada pelo placar de 2 a 2, a atuação do árbitro foi duramente criticada por sua conduta técnica, inclusive pela imprensa especializada. Dois lances específicos chamaram a atenção: o toque de mão do atacante Eduardo da Silva no segundo gol adversário e o pênalti não marcado em Henrique, ambos no primeiro tempo.

A intenção da Sociedade Esportiva Palmeiras é que os árbitros envolvidos na partida possam ser submetidos a um período de reciclagem, estudos e aprimoramento profissional, para evitar que cometam novos erros e influenciem resultados de outras partidas, considerando que o Campeonato Brasileiro é a competição de maior relevância no país.”