Palmeiras

PALMEIRAS

Com apoio de Felipão, Dorival tenta passar confiança ao Palmeiras

Apesar de já ter caído com Vasco e Fluminense no ano passado, técnico se apega às lembranças de quando salvou Atlético-MG e Flamengo

postado em 28/11/2014 20:58

Gazeta Press

Cesar Greco/Ag Palmeiras

Em treino no estádio Olímpico na tarde desta sexta-feira (28/11), sem a presença da imprensa, mas com o apoio de Luiz Felipe Scolari, Dorival Júnior definiu os escolhidos para enfrentar o Inter, neste sábado, reforçando também o trabalho psicológico para evitar o rebaixamento do Palmeiras. Embora tenha participado de campanhas de queda do Vasco e do Fluminense no ano passado, o técnico passa confiança lembrando que já salvou Atlético-MG e Flamengo.

“Tive uma situação muito pesada no Atlético-MG em 2010, foi muito difícil. Deus sabe as forças reunidas para sair, porque nem nós acreditávamos que poderia acontecer. Depois, foi com o Flamengo em 2011”, relatou o treinador, que viu o Fluminense escapar da Série B em 2013 apenas por punição do Superior Tribunal de Justiça Desportiva à Portuguesa. O que não ocorreu com o Vasco, com descenso decretado após a sua demissão.

“Não foi fácil com o Vasco. O clube vivia um momento complicado, conturbado, muito difícil de trabalhar. Não fomos nós que montamos o elenco, embora me responsabilize pelo trabalho, e perdemos o Eder Luis, um jogador fundamental. Não conseguimos”, lamentou.

Quem também participou de campanha de descenso foi Felipão, responsável por montar o elenco do Palmeiras campeão da Copa do Brasil de 2012 e rebaixado no mesmo ano no Brasileiro, dois meses após sua demissão. Hoje no Grêmio, o ex-técnico da Seleção Brasileira visitou a delegação do ex-clube ao lado de seu auxiliar, Flávio Murtosa, e do volante Edinho, que também passaram pelo Verdão.

Incentivado, Dorival trabalha para fazer o Palmeiras não falhar. Faltam duas rodadas para o fim do Brasileiro e o time, a um ponto e uma posição da zona de rebaixamento, depende só de si para escapar. Se vencer no Beira-Rio e o Vitória perder do Flamengo em Manaus, também neste sábado, o Verdão já se garante na primeira divisão.

Sem Tobio e Valdivia, machucados, e Nathan, suspenso, Dorival sabe quem serão os titulares, mas mantém o mistério. O Palmeiras apenas divulgou que, no último trabalho antes do jogo das 19h30 (de Brasília) deste sábado, o técnico comandou um recreativo e separou os 11 escolhidos para iniciar o jogo, comandando exercícios de saída de bola, finalizações e cruzamentos, com seguidas orientações e conversas.

“É necessário ter consciência do adversário e de seu potencial dentro do seu campo. O Inter é um grande time e o Beira-Rio sempre fez a diferença, é natural ser um fator a mais para uma equipe muito forte. Mas confiamos que podemos voltar a ter uma atuação do nível que vínhamos tendo. Mesmo sem pontuar nas últimas quatro rodadas, temos condição de reverter esse quadro. Precisamos, mais do que nunca, da superação”, cobrou Dorival, confiante.

“Perdemos a gordura no campeonato e vamos enfrentar um grande time, mas não estamos mortos. Vamos sair pelas nossas forças, confio muito no trabalho desenvolvido aqui dentro”, disse o treinador do Verdão, que vem de quatro derrotas seguidas por 2 a 0, mas ainda não precisa fazer contas para não cair.

“Fizemos todo o possível para resgatar a confiança dos nossos jogadores, para novamente ter uma decisão. De tudo, o mais importante é que dependemos só das nossas forças, e precisamos estar atentos porque representa muito para todos nós. São jogos dificílimos no momento de definição do Brasileiro”, indicou Dorival, que ainda enfrentará o Atlético-PR, no dia 7, em São Paulo, pela última rodada.