Santos

SANTOS

Oposição divulga vídeo para comprovar sócios fantasmas no Santos

Acusadores dizem haver cerca de 6 mil inscrições fraudulentas no clube

postado em 24/07/2014 18:09

Gazeta Press



Santos (SP) —
Os bastidores do Santos seguem quentes e nesta quinta-feira a oposição política do clube mais uma vez voltou a se manifestar. Após denunciar um suposto esquema de fraude eleitoral com sócios fantasmas na última quarta-feira, o ‘Movimento Vem Pra Urna Santista’ publicou um vídeo em sua fanpage em resposta as declarações do presidente do Conselho Deliberativo do Peixe, Paulo Schiff.

O personagem de cinema Don Corleone, o ditador chileno Augusto Pinochet, o gângster Al Capone e até Alexandre Nardoni, acusado de matar a filha Isabella há alguns anos, aparecem nos dados cadastrais do clube, segundo a denúncia dos opositores, que inclusive apresentaram as carteirinhas dos sócios fantasmas. As denúncias foram levadas à imprensa nesta quarta-feira e encaminhadas à Polícia Civil, além do Conselho do clube.

No entanto, Paulo Schiff retrucou as acusações garantindo que o alvinegro já havia constatado o problema e que os pseudos sócios já não teriam condições de votar nas eleições para presidente do clube, em dezembro.

“Essa denúncia está sendo feita com 43 dias de atraso, porque isso foi apresentado no dia 10 de junho. Quando algum dado não bate no recadastramento, você é chamado para se recadastrar. Esses sócios só podem votar, esses pseudo sócios, se eles se apresentarem aqui para o recadastramento com os documentos corretos. Eles não têm nenhuma chance de votar, eles estão bloqueados já faz tempo”, explicou Schiff.

Em resposta, a oposição publicou um vídeo que mostra uma pessoa solicitando o número de matrícula do sócio Vito Antonio Andolini, famoso mafioso italiano Don Corleone. A atendente do clube, alheia ao nome do associado, confirma dos dados no sistema e repassa o pedido ao solicitante, teoricamente, comprovando que Don Corleone é sócio do Santos e, assim, teria direito a voto.

Como Don Corlene, usado de exemplo, a oposição santista acredita ter cerca de 6 mil sócios fantasmas no clube e que o voto à distância, pela internet, prestes a ser votado para aprovação na reunião do Conselho Deliberativo nesta quinta-feira, é uma jogada do grupo de situação para as eleições presidenciais de dezembro.

"Os sócios fantasmas já estão comprovados. O próprio Paulo Schiff falou isso ontem (quarta-feira). Mas ele disse que estes sócios já estavam bloqueados do sistema e agente provou que não. E se estão no sistema, estão aptos a votar", disse Orlando Rollo, presidente do Conselho da Terceira Via Santista (oposição), antes de explicar que estatuto do clube determina que cada pessoa passe por uma aprovação antes de ser inserida no quadro de sócios. "Segundo o estatuto, o sócio precisa passar pela aprovação do departamento jurídico, que tem que analisar se é nome falso, verdadeiro, se eles tiverem dúvida ou restrição, mandam para o Comitê de Gestão, que delibera pela aprovação ou não para o quadro social do clube".

Mesmo assim, Rollo não acredita que o Conselho Deliberativo desaprove o voto à distância, na reunião desta quinta-feira: "Eles (a situação) tem a maioria no Conselho e essas pessoas estão preocupadas com a situação delas e não do Santos Futebol Clube. Eu acredito que o voto à distância vai ser aprovado mesmo com as denúncias, mas nós vamos continuar analisando, já que isso só pode acontecer se for provado que o sistema é seguro. E ele ainda não é, como o próprio Schiff já admitiu", disse Rollo.